(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidato à presidência da Câmara se diz alvo de armação e acusa integrantes da PF

Peemedebista Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acusa policiais federais de forjar áudio em que colaborador de doleiro diz ter sido esquecido pelo parlamentar


postado em 21/01/2015 06:00 / atualizado em 21/01/2015 07:30

(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press 27/11/14)
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press 27/11/14)


Brasília
– O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), candidato à presidência da Câmara, divulgou, na manhã de ontem, a gravação de uma suposta conversa entre um aliado dele e o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca. Apontado pelas investigações da Operação Lava-Jato como colaborador do doleiro Alberto Youssef, Careca reclama que estaria sendo “esquecido” pelo parlamentar fluminense e revela estar preocupado com o avanço das investigações.

Para o deputado, trata-se de “tentativa de farsa, de montagem, com um diálogo que nem telefônico é”. Ainda segundo Cunha, o policial que lhe repassou a gravação disse que o áudio teria sido montado por parte da cúpula da Polícia Federal para ser “inserido em um inquérito policial, que teria autorização judicial de escuta telefônica, como se fosse parte desse inquérito”.

“O meu delegado já me chamou, já andou me sondando e o negócio tá ficando feio. Inclusive me disseram que o Ministério Público vai me chamar. P*! Aí cara, se eu ficar abandonado, eu vou jogar a m* no ventilador. Não vou segurar sozinho, não. Tá todo mundo enchendo a burra de dinheiro e eu tô abandonado”, diz a voz, que seria de Careca.

“O (Eduardo) Cunha tá lá, tá tentando a presidência (da Câmara). Ele continua subindo, subindo, e os amigos dele estão sendo esquecidos. Eu não posso ser esquecido e não vou segurar a p* pra ninguém, não. Tô ficando preocupado, realmente”, diz a voz, em outro trecho da gravação, que tem cerca de três minutos e 30 segundos. O outro interlocutor, não identificado, aconselha Careca a manter a calma e pede para ele não citar nomes, embora o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) tenha sido mencionado na conversa. Careca chegou a ser preso em outubro e está afastado da corporação. A defesa dele não foi encontrada para comentar o caso.

Cunha classificou o ato como uma “alopragem” contra a candidatura dele. O parlamentar repassou o material ao Ministério da Justiça e cobrou a apuração sobre a veracidade e a origem da gravação, que foi entregue a ele por um policial federal no sábado, no Rio de Janeiro.

Consultado pelo Estado de Minas sobre o caso, o diretor da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck, disse achar “pouco provável” que a suposta gravação tenha sido forjada pela PF, conforme sustenta Cunha, mas não descartou essa possibilidade. “É fato que existe hoje muita ingerência política sobre o trabalho da Polícia Federal”, disse.
O Ministério da Justiça emitiu nota na qual confirma ter recebido o material de Cunha. “Imediatamente, o ministro em exercício, Marivaldo Pereira, encaminhou o material para apuração e providências cabíveis da Polícia Federal”.

Em nota, a PF disse que “instaurou inquérito policial para apurar o caso. O deputado será ouvido no prazo mais célere possível e uma perícia no áudio do CD-ROM apresentado pelo parlamentar será realizada”. A corporação ainda “reafirma que trabalha de forma isenta e imparcial, respeitando o devido processo legal”.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)