(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Repórteres e fotógrafo do EM vencem concurso

Fotos de Leandro Couri e matéria do Saúde Plena conquistaram o primeiro lugar em duas categorias do 8º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público


postado em 18/12/2014 00:12 / atualizado em 18/12/2014 07:32

O Estado de Minas foi o vencedor do 8º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, na categoria reportagem fotográfica (jornal e revista), com as imagens que ilustraram a matéria “Livres para destruir”, feitas por Leandro Couri. O repórter-fotográfico também faturou a terceira colocação na categoria com a foto da matéria “Fogo avança e mata”. Na categoria reportagem de internet, o Saúde Plena, sessão publicada no portal em.com.br, ficou em primeiro e segundo lugares com as matérias “Violência Obstétrica: se você ainda não acredita, escute essas mulheres” e “Crianças refugiadas: o desafio do recomeço”, respectivamente, ambas de autoria de Valéria Mendes. Na categoria reportagem impressa (jornal e revista), o EM ficou com a segunda e terceira colocações.

Leandro Couri, em seu trabalho vencedor, publicado em 13 de junho, flagrou um grupo de pessoas virando uma viatura da Polícia Civil, em frente ao Detran, durante protestos contra a Copa do Mundo no Brasil. Por meio das imagens, agentes localizaram e prenderam os autores. As imagens da matéria “Fogo avança e mata”, de outubro, retratam a devastação da Serra do Cipó por um incêndio florestal.

Valéria Mendes venceu com a reportagem que destacou na internet a discussão sobre o nascimento no Brasil, com o enfoque de que uma em cada quatro mães brasileiras foi vítima de violência obstétrica no país, que é campeão mundial de cesarianas. Na matéria sobre crianças refugiadas, Valéria apontou o difícil caminho que vítimas de conflitos religiosos e políticos em seus países seguem na acolhida no Brasil, sem uma adequada assistência na área emocional, devido à burocracia do processo.

A série “A real abolição”, de autoria do repórter Paulo Henrique Lobato, que trata da desigualdade social e econômica entre a população negra e a branca, ficou com a segunda colocação na categoria reportagem impressa (jornal e revista). Junia Oliveira conquistou o terceiro lugar com a matéria “Uma guerreira anônima”, que mostrou a luta da dona de casa Maria José Almeida, mãe de três crianças, sendo duas cadeirantes. Moradora de Ribeirão das Neves, ela pega quatro ônibus para tratar os filhos na Associação Mineira de Reabilitação, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) desde 2007, o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público visa a estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos de interesse público produzidos por jornalistas mineiros. O Prêmio homenageia o jornalista Délio Rocha, falecido em 2008, cuja carreira se notabilizou pelo brilhantismo profissional e pelo compromisso sindical. No total, 152 trabalhos foram inscritos em seis modalidades do prêmio: mídia impressa, televisão, rádio, fotografia, internet e jornalismo universitário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)