(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF combate crimes contra Previdência no Norte de Minas

Estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais de busca e apreensão, condução coercitiva e sequestro de bens nas cidades de Montes Claros, Monte Azul e Espinosa


postado em 18/11/2014 09:15 / atualizado em 18/11/2014 12:52

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manha desta terça-feira, a operação 'Curinga' de combate a crimes contra a Previdência Social no Norte de Minas. Segundo a corporação, o vice-prefeito, três vereadores e secretários da cidade de Monte Azul são investigados por ligação com o esquema criminoso, além de servidores do INSS de Espinosa e advogados de Montes Claros.

Ao todo, 19 pessoas são alvo da operação, sendo que 17 foram levadas para a sede da PF em Montes Claros e outras duas são procuradas. A polícia informou ainda que 39 mandados judiciais de busca e apreensão, condução coercitiva e sequestro de bens estão sendo cumpridos nos três municípios.

As investigações mostram que servidores públicos, agentes políticos e funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Azul fraudavam processos de aposentadorias rurais por tempo de serviço e os benefícios eram concedidos a pessoas que não preenchiam os requisitos legais. Em troca, os suspeitos exigiam e recebiam vantagens indevidas e até mesmo apoio político na região. O prejuízo inicial aos cofres públicos com a ação da quadrilha chega a R$ 200 mil.

As investigações demonstraram que as estruturas do município de Monte Azul, do sindicato e da agência do INSS em Espinosa foram utilizadas pelos investigados de forma ilícita. Benefícios previdenciários, materiais de construção, canos, combustível e até mesmo dentaduras eram fornecidos aos eleitores, em troca de votos. Os indícios de crime eleitoral estão sendo investigados

Os investigados responderão, neste primeiro momento, por crimes contra a administração pública, estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica, dentre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 20 anos.







receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)