(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peemedebista deve assumir presidência da Assembleia de Minas


postado em 11/11/2014 06:00 / atualizado em 11/11/2014 08:07

Alessandra Mello

Os partidos já dão como certa a eleição do deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB) para o comando da Assembleia Legislativa em 2015. O nome do parlamentar é consenso dentro do partido e da base aliada e , principalmente no PT, legenda do futuro governador do estado, Fernando Pimentel. O acordo entre os partidos prevê que o comando fique com o PMDB, partido do vice-governador eleito, Antônio Andrade, no primeiro biênio, e nos dois seguintes com o PT, maiores bancadas do Legislativo.

O deputado estadual Durval Angelo (PT), que disputava a possibilidade de ser o candidato a presidente, vai ser o líder do governo e Paulo Guedes (PT), deputado estadual mais bem votado e também cotado para o comando do Parlamento, deverá comandar a Primeira Secretária, segundo cargo mais cobiçado na hierarquia do Legislativo, uma espécie de prefeitura da Assembleia. Ontem, durante discussão sobre a eleição para a Câmara Municipal, o hoje vereador e deputado eleito pelo PMDB, Iran Barbosa, usou o exemplo do consenso em torno do nome de Adalclever para a presidência da Assembleia, como contraponto à disputa que marca a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, marcada 12 de dezembro.

A possibilidade de traição na hora da votação que deve escolher a próxima Mesa Diretora, que sempre ocorreu na disputa pelos comandos do Parlamento, está praticamente afastada com a entrada em vigor no ano passado da proposta de emenda à Constituição que acabou com o voto secreto nas deliberações do Parlamento mineiro, inclusive para a escolha da Mesa. Essa será a primeira eleição para o comando do Legislativo com voto totalmente aberto. A aprovação do fim do voto secreto foi uma reivindicação das manifestações de junho de 2013 que acabou virando lei no estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)