(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição quer levar à CPI mista denúncias de ex-diretor da Petrobras

Paulo Roberto Costa começou a revelar nomes de supostos envolvidos no mega esquema de lavagem de dinheiro. Ele citou a participação de pelo menos 61 parlamentares


postado em 06/09/2014 17:31

O coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil, deputado Carlos Sampaio, apresentará, na próxima quarta-feira, dois requerimentos na CPI da Petrobras para apurar as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, publicadas pela revista Veja nesta semana. Líderes da oposição no Congresso também pretendem levar a questão à CPI.

Um requerimento cobra que as provas obtidas pela Polícia Federal sejam compartilhadas com os parlamentares. O outro pede que a comissão ouça Paulo Roberto da Costa imediatamente. Na sessão de quarta-feira, será ouvido o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró. O objetivo dos requerimentos, segundo Sampaio, "é dar agilidade à investigação, já que a comissão de inquérito tem instrumentos mais ágeis que o Ministério Público e que o Judiciário."

O ex-diretor de abastecimento e refino da Petrobras Paulo Roberto Costa começou a revelar nomes de supostos envolvidos no mega esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões, segundo a Polícia Federal. Em depoimentos prestados aos procuradores do Ministério Público Federal de Curitiba e a policiais desde 29 de agosto, quando assinou um acordo da delação premiada, Costa citou a participação de pelo menos 61 parlamentares — 49 deputados e 12 senadores —, seis governadores e um ministro que estariam no esquema.

Neste sábado, em Presidente Prudente (SP), Aécio Neves, o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, afirmou que as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras configuram um novo esquema do Mensalão 2. “O Brasil acordou perplexo hoje com a gravidade das denúncias em relação à Petrobras. Na verdade, estamos frente ao Mensalão 2. Dinheiro público sendo utilizado para sustentar um projeto de poder. Poucas vezes na história desse país assistimos tanta desfaçatez”, afirmou Aécio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)