(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel diz que municípios de Minas sofrem com problemas de segurança

O candidato petista disse que os prefeitos têm ficado com a responsabilidade de arcar com a infraestrutura de delegacias no interior


postado em 11/07/2014 19:08 / atualizado em 11/07/2014 19:24

Fernando Pimentel disse que a partir da próxima semana deve visitar mais o interior do estado(foto: Divulgação/Campanha)
Fernando Pimentel disse que a partir da próxima semana deve visitar mais o interior do estado (foto: Divulgação/Campanha)

O ex-ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT) que concorre ao Governo de Minas, disse nesta sexta-feira que a segurança pública é um dos problemas mais graves do estado. Segundo ele, os municípios têm sacrificado os orçamentos para arcar com a infraestrutura do policiamento. “Os prefeitos se queixam, com razão, de que eles estão ficando com a obrigação de colocar recursos para custeio das policias civil e militar. Gasolina de viaturas, manutenção, revisões, às vezes pagamento do aluguel dos prédios onde estão os destacamentos, às vezes alimentação. Isso custa e pesa para os pequenos municípios”, afirmou. O petista comentou o assunto após encontro, na capital, com prefeitos da região de Barbacena.

Ainda segundo Pimentel, quando atendem a uma ocorrência as viaturas tem que ir à cidades vizinhas por falta de delegacias. “Então quando a guarnição efetua uma prisão e vai fazer uma ocorrência ela tem que se deslocar para outro município que tenha delegacia da policia civil. Aí leva a vítima, leva o culpado, leva o testemunho e se desloca, 40, 60, 100 até 200 quilômetros. Enquanto isso, a cidade fica desguarnecida. Isso é muito comum nas cidades do interior”, declarou.

Sobre saúde, o candidato defendeu a construção de hospitais regionais no interior para diminuir o fluxo de pacientes para Belo Horizonte. “Essa história de que os pacientes tem que vir para a capital do estado é uma coisa anacrônica, isso tem que ser superado. É possível construir os hospitais regionais, descentralizar. É claro que nas cidades da Região Metropolitana o atendimento especializado tem que ser aqui em Belo Horizonte mesmo, nós não somos contra isso”, comentou dizendo que o último grande investimento - o Centro de Especialidades Médicas -, foi feito quando ele ainda administrava BH.

Sobre as parcerias com os municípios, o governo de Minas afirmou que os convênios feitos com os municípios na área de saúde “ não significam transferência de responsabilidade”. Segundo nota, a divisão de responsabilidade representam interesse mútuo na questão e representam “melhor quantidade na prestação dos serviços”. “O convênio poderá possibilitar, entre outros benefícios, a aquisição de viaturas, novos equipamentos, capacitações específicas e melhorias das instalações físicas das unidades de segurança pública. Estes convênios, em suma, preveem a cooperação administrativa, técnica, financeira e operacional para aperfeiçoamento da segurança pública nos municípios”, esclareceu a administração estadual.

Ainda na noite desta sexta-feira, Fernando Pimentel participa de ato da campanha em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)