(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado federal Bonifácio Andrada é flagrado com arma sem documentação em Confins

A assessoria do deputado alegou que ele não estava com o registro apenas naquele momento. Um procedimento para investigar o caso foi aberto pela Polícia Federal


postado em 18/06/2014 16:56 / atualizado em 18/06/2014 20:48

O deputado federal foi impedido de embarcar após ser flagrado com a arma (foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)
O deputado federal foi impedido de embarcar após ser flagrado com a arma (foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF) para investigar o uso de uma arma irregular pelo Deputado Federal Bonifácio Andrada (PSDB). O parlamentar foi detido na tarde desta quarta-feira quando tentava embarcar em um avião no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Depois de ser ouvido, no próprio terminal, ele foi liberado.

De acordo com a PF, a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram comunicados para dar início às investigações. O parlamentar foi solto com base no artigo 45 da constituição federal. Conforme a lei, “desde a expedição do diploma até a inauguração da legislatura seguinte, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente, sem prévia licença de sua Câmara”.

De acordo com a assessoria de Bonifácio Andrada, ele não conseguiu seguir viagem porque não portava a documentação da arma no momento do embarque no aeroporto. O deputado afirmou que tem o hábito de usar a arma em épocas que considera “necessário tal porte”. “O cidadão brasileiro tem direito de andar armado e nós estamos em uma época de riscos. O uso de uma arma é para me defender contra qualquer agressão criminosa, já que estou viajando por várias regiões do Estado”, disse. O tucano ainda afirmou que a arma é dele e que possui a documentação exigida.

Andrada está em sua nona legislatura como deputado federal. Ele também já foi secretário estadual de Administração e Recursos Humanos de Minas Gerais entre os anos de 1991 e 1994.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)