(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara analisa projeto que proíbe pesquisas eleitorais fora dos padrões técnicos

Autor do projeto de lei acredita que as enquetes "têm sido utilizadas com muita frequencia para distorcer o processo de formação da vontade do eleitor"


postado em 13/06/2014 08:08 / atualizado em 13/06/2014 08:13

A Câmara analisa projeto de lei que proíbe a divulgação de sondagens ou enquetes eleitorais que não sigam os padrões técnicos definidos na legislação. Atualmente, há apenas uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre divulgação de enquetes ou sondagens eleitorais sem controle de amostra. Nesses casos, de acordo com o TSE,

deverá ser informado que não se trata de pesquisa, mas de mero levantamento de opiniões contando apenas com a participação espontânea do entrevistado.

De acordo com o deputado José Stédile (PSB/RS), autor do projeto, a resolução do TSE necessita de uma base legal clara que proíba a divulgação de consultas desse tipo à opinião pública. Para Stédile, cabe ao Congresso Nacional legislar sobre o assunto e retirando-as do processo eleitoral. O deputado acredita que as enquetes "têm sido utilizadas com muita frequencia para distorcer o processo de formação da vontade do eleitor".

Com Agência Câmara


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)