(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Tarde triste para o STF', diz Barbosa sobre absolvição de mensaleiros por formação de quadrilha

Joaquim Barbosa lamentou decisão da maioria dos ministros de livrar mensaleiros de punição


postado em 27/02/2014 14:00 / atualizado em 27/02/2014 14:18

Antes de encerrar a sessão que absolveu os condenados no processo do mensalão por formação de quadrilha, Joaquim Barbosa lamentou a decisão pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira, por seis votos a cinco. "Esta é uma tarde triste para este Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012", disse.

O STF decidiu livrar o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e mais cinco acusados da condenação por formação de quadrilha no julgamento do mensalão. Por seis votos a cinco, o tribunal derrubou as punições impostas dois anos atrás e entendeu que houve apenas coautoria dos condenados para cometer os crimes.

José Dirceu e Delúbio Soares são os dois principais beneficiados pela absolvição pelo crime de formação de quadrilha. Livram-se de cumprir pena em regime inicialmente fechado e ganham o direito ao regime semiaberto, no qual podem trabalhar fora do presídio se forem autorizados pela Justiça. Delúbio já está trabalhando como assessor da Central Única dos Trabalhadores e Dirceu aguarda decisão para atuar como organizador da biblioteca de um escritório de advocacia.

Também foram beneficiados pela decisão da maioria dos ministros do STF o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, e os ex-diretores do Banco Rural José Roberto Salgado e Kátia Rabello, além dos publicitários Marcos Valério, Cristiano de Mello Paz e Ramon Hollerbach, sócios nas empresas SMP&B e DNA.

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)