(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSB quer disputar o governo de Minas

"Deixamos de ser coadjuvantes do processo e passamos a protagonistas", afirmou o presidente do PSB de Minas, Júlio Delgado, em referência à sucessão estadual e ao Palácio do Planalto


postado em 08/10/2013 06:00 / atualizado em 08/10/2013 07:52

José Fernando (D) com Júlio Delgado:
José Fernando (D) com Júlio Delgado: "Uma pessoa da Rede no PSB" (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Com a filiação de Marina Silva e o ingresso da Rede Sustentabilidade no PSB, os socialistas em Minas querem candidatura própria ao Palácio da Liberdade ou, se vierem a se coligar com o velho parceiro, o PSDB, no mínimo presença na chapa majoritária. “Deixamos de ser coadjuvantes do processo e passamos a protagonistas”, afirmou o presidente do PSB de Minas, Júlio Delgado, em referência à sucessão estadual e ao Palácio do Planalto. “Teremos candidatura própria ou uma aliança com o PSDB no estado, desde que o PSB participe da chapa majoritária ao governo de Minas. Se não, vamos fazer nosso palanque, deixamos o palanque do Aécio Neves e caminhamos com a candidatura do Eduardo Campos e da Marina Silva”, considerou.


Entre os nomes anunciados por Júlio Delgado para a chapa socialista estão o do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o do presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, e o do ex-deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira, braço da Rede em Minas, que se filiou ao PSB no sábado. “Somos a terceira via, aquela que vai pôr fim à polarização entre o PT e o PSDB”, disse Delgado, em referência ao embate político que marcou o cenário brasileiro nos últimos 20 anos. “Somos uma posição de terceira via possível, viável e concreta”, acrescentou.

De acordo com Delgado, como o PSB e o PSDB são aliados em Minas – os socialistas participam do governo de Antonio Anastasia e estão na base de sustentação na Assembleia Legislativa –, o caso da sucessão de Minas terá tratamento diferenciado pela direção nacional do PSB.


Definindo-se como uma pessoa da Rede dentro do PSB, José Fernando anunciou que vai manter o trabalho de coleta das assinaturas para a formalização do partido idealizado por Marina Silva. “Esse é um compromisso do Eduardo Campos com a Marina”, disse. Hospedada no PSB para concorrer em 2014, a Rede pretende, após as eleições, promover a desfiliação em massa de todos os eleitos depois de formalizar a nova sigla na Justiça Eleitoral. Com isso, na prática, o PSB opera como uma “barriga de aluguel”. O PSB, assim como o PSDB, apoiou Marina na tentativa de criar a legenda.

Agenda de presidenciável

A base aliada do pré-candidato à Presidência senador Aécio Neves (PSDB) fechou ontem três agendas para o tucano em Minas: dia 28 em Uberlândia (Triângulo); 11 de novembro em Poços de Caldas (Sul); e 2 de dezembro em Montes Claros (Norte). Os encontros regionais estão sendo organizados pelo PSDB do estado para potencializar a candidatura do presidenciável. No país, Aécio tem ainda este ano agendas em Goiânia e Manaus. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)