(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Antes aliados, PT e PMDB agora brigam como gato e rato em Nova Lima

Ex-prefeito petista Carlinhos Rodrigues rompe com o atual, Cassinho, por ele ter cancelado doações de terreno feitas na gestão passada


postado em 22/02/2013 06:00 / atualizado em 22/02/2013 07:16


Se o casamento entre PT e PMDB começa a fazer água no Planalto com as pretensões presidenciais do PSB, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que era doce já acabou. Oficialmente está tudo na perfeita ordem, mas nos bastidores o prefeito Cássio Magnani Júnior (PMDB), conhecido como Cassinho, e Carlos Roberto Rodrigues Rodrigues (PT) estão rompidos. Um dos motivos do afastamento foi a decisão do peemedebista de suspender editais de licitações da gestão passada e cancelar doações de terrenos feitas pelo petista em seu último ano de mandato.

Essas doações são alvo de uma ação na Justiça Eleitoral, movida pelos adversários, que pede a cassação de Cassinho por compra de votos e abuso de poder político. De acordo com a acusação, os terrenos, avaliados em cerca de R$ 69 milhões, teriam sido doados pela prefeitura a associações e também para uma igreja em troca de apoio para a eleição do peemedebista. Vídeos com depoimentos de pessoas que teriam sido beneficiadas pelo esquema circulam desde o início do ano nas redes sociais.

O petista, que antecedeu Cassinho no comando do cidade e foi seu principal cabo eleitoral, perdeu inclusive o cobiçado posto de secretário da Regional Noroeste, do Bairro Jardim Canadá, uma das maiores zonas administrativas do município, que concentra empresas e indústrias. Ela iria ser transformada em subprefeitura para ser administrada por Carlinhos, que teria superpoderes. O próprio prefeito já tinha anunciado para seus apoiadores a indicação de Carlinhos para o cargo e o petista chegou a despachar com lideranças empresariais como mandatário da regional.

Uma das licitações suspensas era para a realização de diversas obras no Jardim Canadá, que seriam tocadas por Carlinhos, avaliada em R$ 90 milhões. Um parecer da própria assessoria da prefeitura orientou Cassinho a suspender o edital da concorrência por causa de indícios de irregularidades.

O estremecimento ainda não atingiu as relações entre o prefeito e sua vice, Fátima Aguiar, filiada ao PT, mas já tirou do cargo Adriano Alisson Vaz, ex-secretário de Educação de Carlinhos Rodrigues, mantido no posto por Cassinho. Considerado um dos principais apoiadores de Carlinhos, ele foi anunciado como secretário, mas perdeu o posto logo após o rompimento. Outros apadrinhados de Carlinhos Rodrigues permanecem em postos estratégicos da prefeitura, mas há quem aposte  na saída aos poucos de todos se as relações permanecerem abaladas.

Procurado pela reportagem, o prefeito não quis se pronunciar. A assessoria dele informou apenas que não houve rompimento e que tudo não passa de boato. Também não deu detalhes sobre o cancelamento da concorrência para obras no Jardim Canadã. Por meio de uma nota, informou apenas que a prefeitura está realizando uma avaliação de todos os projetos, programas, obras e demais atos administrativos para conhecer melhor seu teor e adequá-los ao plano de governo da nova gestão. “Ressaltamos que esse é um processo comum em início de mandato e tem como objetivo garantir que as ações desta administração atendam aos anseios da população”, afirmou ainda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)