(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF retoma nesta segunda-feira votação do mensalão

Semana no Supremo Tribunal Federal será marcada pela saída do ministro Cezar Peluso, que se aposentará, e pelas primeiras decisões sobre os réus


postado em 27/08/2012 07:52

Rosa Weber, última a tomar posse na Corte, será a próxima ministra a votar(foto: Monique Renee/CB/D.A Press)
Rosa Weber, última a tomar posse na Corte, será a próxima ministra a votar (foto: Monique Renee/CB/D.A Press)

Começa nesta segunda-feira a quinta semana de julgamento do processo do mensalão e a última de Cezar Peluso como ministro do Supremo Tribunal Federal. Esses últimos dias de agosto têm potencial para tirar o sono dos réus que já começaram a ser julgados. A Suprema Corte tende a proclamar até quinta-feira as primeiras condenações, mas os acusados só vão saber se ficarão atrás das grades, se cumprirão medidas alternativas ou se escaparão de qualquer pena devido à prescrição ao final do julgamento, que, pelo andar da carruagem, não terminará antes de outubro.

Na sessão desta segunda-feira, o relator da Ação Penal 470, ministro Joaquim Barbosa, vai apresentar uma réplica para contrapor o voto do revisor, Ricardo Lewandowski, em relação aos contratos da empresa SMP&B com a Câmara dos Deputados. Depois da réplica do relator, o revisor voltará a falar por alguns minutos. Após esse debate inicial, a expectativa é que Britto dê início à tomada de votos dos demais ministros relativamente ao primeiro dos sete itens da denúncia que serão apreciados. De acordo com a ordem regimental, o magistrado que tomou posse há menos tempo é o primeiro a ter a palavra após o voto do revisor. Nesse caso, a sequência será esta: Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente Ayres Britto.

Há uma expectativa, porém, acerca de Peluso. Ele irá participar apenas de mais três sessões (nesta segunda-feira e nas próximas quarta e quinta-feira), pois se aposentará na sexta, último dia útil antes de completar 70 anos. Peluso pode optar por antecipar seu voto já nesta segunda-feira, após o debate entre o relator e o revisor. O Estado de Minas apurou com pessoas próximas ao ministro que ele dificilmente pedirá para adiantar o voto. Assim, a tendência é que aguarde a sua vez.

Peluso terá três opções: a primeira, anunciar que vai se aposentar e que, por isso, não pretende votar em relação à parte em andamento do processo, já que não estará no STF durante a análise de seis outros itens e nem na fase de cálculo das penas; a segunda opção é votar em relação ao capítulo em discussão; e a terceira e mais improvável seria a de antecipar o voto por completo, possibilidade que geraria divergências em plenário – Lewandowski e Marco Aurélio já afirmaram que, se isso ocorrer, o regimento estará sendo desrespeitado.

Lula no the New York Times


Lula volta à linha de frente, diz o jornal norte-americano, que dedicou uma reportagem ao ex-presidente em sua edição impressa de ontem. Em destaque, está a relação de Lula com réus do mensalão. "Não acredito que o mensalão tenha existido", afirma Lula. Ainda na entrevista, Lula nega ter pretensões de voltar ao poder antes do fim de um suposto segundo mandato de Dilma Rousseff.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)