(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia anuncia mudanças no secretariado

O deputado estadual Wander Borges (PSB) assume a Secretaria Extraordinária de Regulação Fundiária. Já o deputado Cássio Soares (PSD) vai para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social


postado em 03/02/2012 19:34 / atualizado em 03/02/2012 19:42

O governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) anunciou nesta sexta-feira mais duas mudanças que integram a reforma do secretariado. O deputado estadual Wander Borges (PSB) será deslocado da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária (Seef). O outro nome anunciado é do deputado estadual Cássio Soares (PSD) que assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Na semana passada, Anastasia alterou o comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Foram empossados o coronel Márcio Martins Sant´Ana, como novo Comandante-Geral da PM, e o Coronel Divino Pereira de Brito, que assume a chefia do Estado Maior.

Conforme adiantou o Estado de Minas, o governador Anastasia fará nas próximas semanas uma reformulação de seu secretariado. Algumas mudanças em secretarias já são tidas como certas. O secretário da Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), retornará à Assembleia, reivindicando assumir a liderança do governo, em substituição a Luiz Humberto Carneiro (PSDB), candidato a prefeito de Uberlândia. Moacyr Lobato de Campos Filho, controlador geral do Estado, também não deve permanecerá no cargo. Ele pretende trabalhar pela vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Minas.

Vários partidos pleiteiam cargos nesse rearranjo. O PSD, apesar de ter 14 deputados, entre estaduais e federais, ocupa uma pasta pouco central, a Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana, à frente da qual está o deputado federal Alexandre Silveira, ex-PPS. Em conversa com o governador Antonio Anastasia (PSDB), o PSD reivindicou espaço no governo compatível com o seu peso político. Com a mudança anunciada hoje passa a ocupar mais uma secretaria. O DEM reinvindica a manutenção da secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.

A bancada federal do PMDB tem encetado uma aproximação política com o governador Antonio Anastasia (PSDB). Gostaria de participar do governo. Por outro lado, os tucanos percebem a possibilidade de esvaziar a oposição de parte da bancada na Assembleia Legislativa, isolando o PT. A secretaria de Estado da Saúde e de Transporte e Obras Públicas seriam as preferidas do PMDB. Entretanto as pastas são centrais e dificilmente o governador as entregará. Já o PPS, não abre mão de manter a Secretaria de Estado da Saúde. Nesse pleito tem o apoio do presidente do PSDB, Marcus Pestana, politicamente ligado ao atual secretário Antônio Jorge (PPS).

Perfil

Cássio Soares

O deputado Cássio Soares (PSD) nasceu em Passos (Sul de Minas), em 07 de junho de 1981. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual, tendo sido eleito com mais de 36 mil votos. Vice-líder do bloco Transparência e Resultado de apoio ao Governo do Estado, integra as comissões de Constituição e Justiça e Segurança Pública e é suplente da comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Em 2005, trabalhou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Passos. Em 2007 foi chefe de gabinete do então secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, quando conheceu de perto a dinâmica da gestão pública implementada pelo Governo de Minas. Por sua atuação dinâmica, em 2009 foi nomeado pelo então governador Aécio Neves como Subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Defesa Social, cargo em que permaneceu até 2010, quando se desincompatibilizou para se candidatar a deputado.

Wander Borges

Wander Borges (PSB) nasceu em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 19 de março de 1959. Deputado estadual, eleito com mais de 62 mil votos, exerceu os cargos de subsecretário estadual do Trabalho e Ação Social no primeiro mandato do governador Aécio Neves (2003-2006) e de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social. Iniciou na vida pública como vereador mais votado em Sabará (1993/1996). Em 1996, foi eleito prefeito do município e reeleito em 2000. Foi eleito em 2006 para o primeiro mandato como deputado estadual e reeleito em 2010.

Com informações de Bertha Maakaroun e Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)