(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia pede união em cerimônia de posse de comando da PM

O coronel Márcio Martins Sant´Ana assume como novo Comandante-Geral da PM, e o Coronel Divino Pereira de Brito, assume a chefia do Estado Maior da PM


postado em 26/01/2012 17:18 / atualizado em 26/01/2012 19:49

O governador presidiu a cerimônia de posse do novo comando da PM(foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)
O governador presidiu a cerimônia de posse do novo comando da PM (foto: Wellington Pedro/Imprensa MG)

O governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) presidiu nesta quinta-feira a troca do novo comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Durante a cerimônia, Anastasia falou da necessidade das polícias estarem unidas e caminhando sob a mesma bandeira. Anastasia rebateu acusações de que o relacionamento entre as duas instituições esteja em conflito. Segundo ele, a crise existiu antes da implantação do Sistema de Defesa Social, pelo então governador Aécio Neves, em 2003, época em que não existia diálogo entre as policias civil e militar. Foram empossados o coronel Márcio Martins Sant´Ana, como novo Comandante-Geral da PM, e o Coronel Divino Pereira de Brito, que assume a chefia do Estado Maior. A solenidade foi realizada na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte.

O rearranjo da faz parte do conjunto de mudanças que o governador pretende para a Defesa Social. Está é a segunda troca promovida nos últimos dias. Na sexta-feira, Géorgia Ribeiro Rocha, responsável pela integração das polícias, um dos cargos mais importantes dentro do sistema, foi exonerada pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB). Na cerimônia de hoje, Anastasia fez questão de ressaltar que o estado tem obtido bons resultados em segurança pública, registrando números equivalentes aos de dez anos atrás. Para Anastasia, o resultado é fruto da política de integração. “Esse processo de integração é uma conquista da sociedade mineira para otimizar os recursos e alcançar os resultados que nos levam neste momento a voltar a indicadores de criminalidade que tínhamos há 10 anos”, afirmou.

O novo comandante da Polícia Militar assume com a incumbência de aplacar a crise entre as polícias. Situação agravada com o recente homicídio do sargento do Grupo de Ações Táticas, (Gate), Rafael Augusto dos Reis Rezende, de 23 anos, cometido por policiais civis. Em entrevista ao Estado de Minas, o coronel Sant´Ana classificou os episódios de confronto entre as polícias como “pontuais”. Ele também classificou o processo de integração como “sem volta, que, depende da habilidade dos gestores para conduzi-lo.

A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos e representantes das Forças de Segurança do Estado e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Forças armadas.

Novo comando

O novo comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sant´ana, estava à frente da chefia do Estado Maior desde dezembro de 2009. Foi comandante da 6.ª Região, sediada em Lavras, quando a área se manteve como a menos violenta do Estado. Foi ainda Comandante da 9.ª Região em Uberlândia e comandante do 20.º Batalhão em Pouso Alegre. É bacharel em Direito, natural de Barbacena e tem 49 anos.

O novo chefe do Estado Maior, Coronel Brito, foi chefe da Assessoria Institucional e assessor Militar da Assembléia Legislativa, de 2006 a 2009. Em 2009, foi promovido a Coronel, tendo assumido a função de Auditor da Polícia Militar. É natural da cidade de Lassance/MG e tem 50 anos. Já serviu no 10º Batalhão, em Montes Claros; no Batalhão de Trânsito e no 5º Batalhão, em Belo Horizonte. Ingressou da Polícia Militar em 1982, como soldado do Corpo de Bombeiros.

Com informações da Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)