(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arquitetos formam o mutirão para finalizar Memorial da Anistia Política em BH

Grupo de profissionais ligados à UFMG auxilia empresa para evitar mais atrasos em obra de monumento da anistia política


postado em 14/12/2011 06:00 / atualizado em 14/12/2011 07:16

Prédio da antiga Fafich que irá abrigar o Memorial da Anistia (foto: Beto Magalhães/EM/D.A press)
Prédio da antiga Fafich que irá abrigar o Memorial da Anistia (foto: Beto Magalhães/EM/D.A press)


Um mutirão de arquitetos funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tenta salvar de novos atrasos as obras da sede do Memorial da Anistia Política, que será erguida onde funcionava a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) no Bairro Santo Antônio, Região Sul de Belo Horizonte. O grupo foi criado depois que a empresa vencedora da licitação para fazer o projeto arquitetônico do memorial, a Soubhia, do interior de São Paulo, não conseguiu entregar o serviço.

A expectativa era que a obra fosse concluída em julho de 2010. Com o atraso, a conclusão do memorial não acontecerá antes de setembro de 2013. “Nossos arquitetos têm colaborado muito. No entendimento da UFMG, é um projeto muito importante para o Brasil”, diz a presidente do Comitê de Implantação do Memorial da Anistia Política, Rocksane de Carvalho Norton, vice-reitora da universidade.

A construção está sob responsabilidade do Ministério da Justiça e da UFMG. Por causa do atraso nas obras, a universidade teve que devolver R$ 5,8 milhões de um total de R$ 7,7 milhões liberados pelo governo federal para o monumento. Segundo o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, que esteve nessa terça-feira em Belo Horizonte para discutir o andamento do projeto, com a construção do memorial a sociedade está “nadando contra a cultura do esquecimento”.

De acordo com a presidente do comitê de implantação do projeto, com o apoio dos arquitetos da UFMG, a Soubhia está conseguindo superar as dificuldades iniciais do projeto. O centro será o mais importante do país no resgate da luta contra a Ditadura Militar. Quando ficar pronto, receberá cerca de 70 mil processos entregues à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, filmes inéditos sobre a época, documentos e fotos. Uma campanha iniciada em 2008 pelo governo federal tenta conseguir doações para o monumento.

História

A decisão de escolher a antiga Fafich – escola criada em 1939 e incorporada à UFMG em 1948 – para abrigar o Memorial da Anistia partiu de comissão formada pelo Ministério da Justiça em 2007. Foram analisados outros dois prédios. O da primeira delegacia de polícia no Rio de Janeiro, e uma antiga sede da Polícia Federal, em São Paulo.

Uma das construções que depois de reformada irá abrigar o memorial em Belo Horizonte é conhecida como Coleginho e foi erguida para servir de sede para uma escola de ensino médio. Depois transformada em faculdade, virou símbolo da resistência contra a ditadura militar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)