(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Familiares se despedem de Helena Greco em velório em BH


postado em 27/07/2011 19:14 / atualizado em 27/07/2011 20:29

Familiares se desperiram de
Familiares se desperiram de "Dona Helena" na tarde desta quarta-feira (foto: Gladston Rodrigues/EM/DA Press )
O corpo da ex-vereadora e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas, Helena Greco, foi velado no Cemitério Parque da Colina, região oeste de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira. Ela morreu em casa, na capital, aos 95 anos, após apresentar um quadro de pneumonia. Além dos familiares e amigos íntimos, o deputado estadual Durval Ângelo (PT) esteve no local para se despedir da ex-militante da luta dos direitos humanos em Belo Horizonte. Conhecida no meio político como “Dona Helena”, a ex-vereadora deixa três filhos - Marília, Heloísa e Dirceu Greco - , e três netos, Helena, Júlia e Gustavo Greco.


Segundo a filha Heloísa, a ex-militante teve “sorte de não ter visto a confusão no PT “, a exemplo dos casos do mensalão, escândalo que marcou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ela foi uma companheira de luta enquanto mãe e militou intensamente”, diz. Aos netos, Helena ensinou, segundo Gustavo Greco, que “não existe hora para começar nada”. Isso porque ela ingressou na política aos 60 anos de idade, exercendo dois mandatos na Câmara Municipal de BH, além de conduzir trabalhos em favor dos desaparecidos políticos e torturados do regime militar.

Já Durval Ângelo se recorda do episódio em que ele e a mulher foram presos, durante a ditadura, no Dops. “Ela ficou na porta o tempo inteiro e foia primeira pessoa que eu vi quando deixei a prisão”, lembra. De acordo com o petista, foi por meio da ex-militante que vários presos políticos em BH deixaram de ser torturados.


O enterro está previsto para esta quinta-feira, também no Parque da Colina, às 11h. 


Confira a matéria feita pelo Jornal da Alterosa sobre a morte da ex-militante do PT: 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)