(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição irá ao STF para garantir convocação de Palocci


postado em 02/06/2011 12:44 / atualizado em 02/06/2011 12:46

A oposição prepara uma ofensiva no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, caso o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anule a decisão tomada nessa quarta pela Comissão de Agricultura. O DEM já elabora o texto da ação e o PPS trabalha em um mandado de segurança.

Marco Maia suspendeu na noite dessa quarta-feira a convocação do ministro, aprovada na comissão pela manhã. Ele dará a palavra final sobre a validade da votação na terça-feira da próxima semana. "Já avisamos que, se ele anular a convocação, iremos ao STF para garantir o respeito à Constituição, que estipula que apenas as comissões da Casa podem deliberar sobre a convocação de ministros de Estado", afirma o deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

O líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), lembrou que a convocação de ministros é uma prerrogativa dos parlamentares e está prevista na Constituição. ACM Neto avisou Marco Maia que, caso ele anule a decisão da comissão, o partido irá obstruir todas as votações na Casa.

Depois de duas semanas de tentativas, os partidos de oposição conseguiram aprovar a convocação de Palocci para explicar na Câmara a multiplicação de seu patrimônio e suposto tráfico de influência praticado por sua empresa, a Projeto. Os governistas, maioria na comissão, contestaram o resultado da votação simbólica, sem o registro dos votos nominalmente, e recorreram ao presidente da Câmara pedindo a anulação da votação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)