(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerimônia em Ouro Preto será a quarta visita de Dilma a Minas


postado em 18/04/2011 06:24 / atualizado em 18/04/2011 08:23

Dilma já esteve uma vez em Uberaba (acima) e duas vezes em Belo Horizonte (foto: Marcos Michelin/EM )
Dilma já esteve uma vez em Uberaba (acima) e duas vezes em Belo Horizonte (foto: Marcos Michelin/EM )
A presidente Dilma Rousseff (PT) volta à Minas, pela quarta vez depois de eleita, para cumprir a promessa feita ao governador Antonio Anastasia (PSDB) em janeiro: ser a principal oradora da tradicional Semana da Inconfidência, em 21 de abril, Dia de Tiradentes, em Ouro Preto. O convite foi aceito durante o primeiro encontro dos dois para tratar dos interesses do estado, em Brasília, quando Dilma confirmou a implantação do escritório da Presidência da República em Minas.

A presidente chegará a Belo Horizonte na quinta-feira pela manhã, juntamente com o único ministro mineiro, Fernando Pimentel (PT), e vai direto para Ouro Preto. Depois da cerimônia, ela almoça com políticos na fazenda do ex-minitro Walfrido dos Mares Guia, no distrito de Santo Antônio do Leite, e no mesmo dia volta para Brasília.

Ouro Preto é a terceira cidade do estado visitada pela presidente depois da sua vitória nas urnas. A petista já esteve uma vez em Uberaba – quando assinou um protocolo de intenções entre a Petrobras, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o governo de Minas – e duas vezes em Belo Horizonte. Na primeira visita à capital, em março, Dilma lançou a Rede Cegonha, para atender as gestantes. Alguns dias depois, a petista voltou à cidade, para o velório do ex-vice-presidente da República, José Alencar. Todas as vezes que esteve no estado Dilma fez elogios públicos ao governador.

O presidente estadual do PT, deputado federal, Reginaldo Lopes, disse que Dilma virá à Minas exclusivamente para receber as homenagens. Ele informou também que a bancada mineira no Congresso não pretende fazer nenhuma reivindicação à presidente na quinta-feira. “Estamos esperando a inauguração do escritório da Presidência, que deverá começar a funcionar daqui a dois meses”, comentou. Segundo ele, o grupo pró-Minas fez um documento com as demandas para o estado, já assinado pelos 40 deputados da base, que deverá ser entregue para ela no dia da inauguração do escritório.

A presidente vai acompanhar, na cerimônia em Ouro Preto, o sepultamento dos três homens que atuaram na Inconfidência Mineira ao lado de Tiradentes, mais de 200 anos depois de suas mortes. A identificação foi anunciada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conforme publicou o Estado de Minas com exclusividade. Os três homens identificados são Domingos Vidal Barbosa (1761-1793), João Dias da Mota (1744-1793) e José de Resende Costa (1728-1798), sendo que este último foi pai de outro inconfidente com o mesmo nome.

Dilma Rousseff vai receber a medalha da Inconfidência, Grande Colar. Criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)