(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma e Anastasia passam no primeiro teste


postado em 17/04/2011 07:34 / atualizado em 17/04/2011 07:37

O desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT), que exerce seu primeiro mandato, e do governador reeleito Antonio Augusto Anastasia (PSDB) foi aprovado pelos mineiros. É o que revela a primeira pesquisa de opinião da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)/Vox Populi feita este ano para medir o grau de satisfação dos eleitores mineiros com os governos federal e estadual. A presidente tem a aprovação de 87% dos eleitores. Para 65% dos entrevistados, o desempenho da primeira mulher presidente do Brasil é ótimo e bom e para 22% é regular. Apenas 6% consideraram negativos os primeiros meses da gestão Dilma. Outros 8% não souberam ou não quiseram avaliar o desempenho da presidente.

Anastasia também tem índices semelhantes de aprovação entre os mineiros. De acordo com o levantamento, o governador tem avaliação positiva de 80% dos entrevistados, contra apenas 3% que consideraram sua administração ruim ou péssima. Para 58% dos entrevistados, o governador teve desempenho positivo, índice menor do que o da presidente. Já a avaliação regular de Anastasia está no mesmo patamar que a de Dilma. Da mesma forma, 22% consideraram a administração estadual regular. Entre os entrevistados, um número bem maior do que o registrado na avaliação de Dilma (17%) não souberam ou não quiseram opinar sobre os primeiros meses do governo Anastasia.

Longe do Palácio da Liberdade há cerca de um ano, quando deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) manteve em alta a popularidade que teve durante seus dois mandatos. Para 95% dos entrevistados o desempenho do ex-governador à frente do comando de Minas Gerais foi positivo. Desse total, 84% consideraram seu governo ótimo e bom e 11% regular. Somente 3% consideraram negativo e 2% não souberam ou não quiseram responder.

Eleições

Para o sociólogo e cientista político Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, os números da pesquisa, favoráveis à presidente Dilma e ao governador Anastasia, ainda são reflexos das eleições do ano passado. Ele ressalta que é cedo para dizer que a população já tem uma avaliação conclusiva dos governos. "A pesquisa mostra que os dois estão começando com alto nível de aprovação e que existe uma expectativa grande que coincide com o resultado eleitoral em que ambos tiveram bom desempenho", avalia.

Coimbra ainda comenta a alta aprovação do ex-governador Aécio Neves mesmo depois de um ano longe da administração do estado. Para ele, os números mostram que o tucano, que está atualmente no Senado, marcou a opinião mineira. "O resultado da pesquisa confirma a alta aprovação de quando ele saiu do governo, em abril do ano passado, e mostra que as pessoas não se esqueceram do seu mandato", acrescenta.

A pesquisa Fiemg/Vox Populi foi feita entre os dias 2 e 8 deste mês, com 3.501 entrevistados, todos maiores de 16 anos, em 216 cidades. A margem de erro é de 1,7 ponto percentual.

Expectativas são positivas

Os mineiros também estão esperançosos e com boas expectativas em relação à economia de Minas Gerais e do Brasil. Para a maioria dos entrevistados, o país e o estado estão progredindo, e a economia é avaliada de maneira positiva, a despeito do risco de inflação que ronda o país.

Para 70% dos entrevistados, a economia brasileira está progredindo, avaliação semelhante à feita em relação a Minas Gerais. Entre os ouvidos pela pesquisa Fiemg/Vox Populi, 69% também acham que a economia do estado caminha para melhorar, contra 22% que acreditam que ela está parada.

Em relação ao Brasil, 19% acham que o país não está andando em termos econômicos. Apenas 7% dos mineiros acham que o estado está regredindo em relação ao desenvolvimento econômico. Quando questionados sobre a situação do Brasil, 8% avaliam também que a economia está caminhando para trás.

Apesar dos números positivos, houve uma redução, um pouco acima da margem de erro de 1,7 ponto percentual da expectativa de progresso em relação ao mesmo levantamento feito pela Fiemg/Vox Populi em março do ano passado. Nessa data, 71% dos mineiros apostavam no progresso da economia do país.

Em relação à situação atual do estado, 66% avaliam como positiva, número que cresceu em relação ao mesmo levantamento do ano passado, quando 63% dos entrevistados avaliavam como ótima e boa a economia mineira. Para 29% é regular e para 5%, péssima.

A avaliação dos pesquisados sobre a questão econômica nacional também é boa, mas os percentuais são menores em relação a Minas. De acordo com os dados da pesquisa Fiemg/Vox Populi, para 61% dos entrevistados, a situação da economia brasileira é ótima e boa e para 31% é regular. Ao todo, a avaliação positiva alcança os índices de 92%. No entanto, 7% dos ouvidos consideram a situação ruim ou péssima. Apenas 1% não quis ou não soube informar. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 9, em 216 municípios mineiros. (AM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)