(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise entre PBH e Câmara se agrava


postado em 19/03/2011 07:19

A indicação do presidente da Beneficiência da Prefeitura de Belo Horizonte (Beprem), Totó Teixeira, para a função de interlocutor da PBH na Câmara Municipal não foi bem aceita pelos vereadores da capital. A ação para tentar amenizar o momento turbulento entre os poderes municipais deixou os ânimos ainda mais exaltados. Na tarde de ontem, a Mesa Diretora divulgou uma nota criticando a indicação do ex-vereador e questionando a necessidade de outro representante do governo na Casa.

“A Mesa Diretora da Câmara recebe com estranheza a indicação e repudia tal iniciativa da prefeitura por entender que o parlamento é um poder independente e o relacionamento entre os poderes é um preceito constitucional, não havendo necessidade de intermédio para tal função”, comentaram os parlamentares por meio da nota.

O presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB), disse que recebeu ligações de vários colegas questionando a necessidade da nomeação. “A nossa relação com o Executivo é boa e bem representada pelo vereador Tarcísio Caixeta (PT) e o Secretário de Relações Institucionais Marcelo Abi-Saber. Eu me sinto muito bem atendido pelos dois”, afirmou. Ele observou que a indicação não tem a ver com o ex-vereador Totó Teixeira, mas com a criação de mais um cargo responsável pela interlocução entre o Legislativo e o Executivo.


Para o atual líder do governo na Casa, o vereador Tarcísio Caixeta (PT), a nomeação do prefeito ocorre para melhorar a relação com a Câmara e não vê mudanças no atual trabalho de mediação com os vereadores. “Quem é responsável por essa relação hoje é o secretário de Assuntos Institucionais, Marcelo Abi-Saber, e deve continuar dessa forma. O que pode estar ocorrendo é uma tentativa do prefeito em prestigiar a relação com os vereadores, indicando mais uma pessoa para a função.”

Gota d'água


Nos bastidores da Casa, a nomeação é vista como um agravante na relação entre o Executivo e o Legislativo. Apesar de vários parlamentares já terem manifestado a insatisfação com o prefeito devido aos vetos aos projetos de lei, até ontem a Mesa Diretora da Casa não tinha declarado abertamente críticas à prefeitura, pelo contrário. Léo Burguês chegou até a reunir-se com os vereadores mais rebeldes e pediu que eles votassem os vetos do prefeito para destravarem a pauta, facilitando o tramite da segunda etapa da reforma administrativa municipal que deve chegar na Casa em abril.

A prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a nomeação do presidente Beprem para agir como interlocutor da PBH é uma forma de reforçar as relações entre os dois poderes municipais. Com a experiência do ex-vereador, Marcio Lacerda espera amenizar as crises com os parlamentares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)