(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O mercado de licitações para PMEs

Uma das vantagens de vender para o poder público é a possibilidade das vendas pela internet


20/07/2023 04:00
667

Leonardo Ladeira
CEO do Portal de compras públicas


O mercado de licitações é um excelente começo para as pequenas e médias empresas que buscam ampliar as oportunidades de vendas. Isso porque todos os anos o poder público transaciona bilhões em compras de bens, produtos e serviços dos mais variados segmentos.

Costumo dizer que esse é um mercado que se compra do alfinete ao foguete, porque são inúmeras as possibilidades de aquisições: canetas, agulhas, pneus, medicamentos, serviços de limpeza, móveis, obras de engenharia, alimentos orgânicos, serviço de assessoria contábil, serviços de recursos humanos. Enfim, a lista é grande. Mas a boa notícia é que a sua empresa também pode oferecer aquilo que o poder público está precisando.

Um dado interessante sobre esse mercado de vendas é que ele ainda é pouco explorado pelos empresários, afinal, apenas 2% das empresas do Brasil estão buscando fazer negócio com órgãos e entidades públicas. Isso significa que a concorrência pode ser mais baixa que outros mercados, aumentado as suas chances de firmar um contrato bem lucrativo.

Além disso, uma das vantagens de vender para o poder público é a possibilidade das vendas pela internet, o que traz mais agilidade e pode gerar uma economia de tempo e recursos para o seu negócio. Mas atenção! Vender para o governo requer dedicação e estratégia, por isso é fundamental estudar sobre o processo licitatório para encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio.

De maneira geral, podemos dizer que a Administração Pública compra de tudo, desde que os bens, produtos ou serviços atendam as necessidades da sociedade de maneira justificada e efetiva.

Pela plataforma do Portal de Compras Públicas, govtech, que aproxima o empresariado brasileiro das necessidades de compras dos entes públicos, o top 3 de licitações diferenciadas foi: compra de leite fermentado (para atender a necessidade de um aluno especial), areia sanitária para gatos (para uso do departamento de defesa animal) e botas de couro (para um evento cultural).

Essas compras são exemplos das chamadas dispensas de licitação. São processos rápidos e são usados em momentos em que a aquisição envolve um volume pequeno de recursos ou em situações emergenciais, onde o tempo é fundamental.

Algo interessante sobre as dispensas é que elas podem ser uma porta de entrada no mercado de licitações muito boa. O motivo é porque ela tem um procedimento mais simplificado que outras modalidades, além de ser mais curta e, em geral, de proporções menores que as de outros processos de compras.

É possível encontrar essas oportunidades no mercado de vendas para a Administração Pública em sites oficiais de órgãos e entidades públicas e até mesmo em jornais de grande circulação. Além disso, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), é possível encontrar reunidas todas as licitações que estão acontecendo ou irão acontecer em diversos estados do Brasil. Um ponto importante é sempre verificar no edital qual é a plataforma em que são realizadas as negociações, que podem variar de processo para processo.

Na plataforma do Portal de Compras Públicas, os pequenos e médios empresários podem ficar por dentro das dispensas de licitações e outras oportunidades de vendas se cadastrando gratuitamente no site. Afinal, pensando em conectar cada vez mais a iniciativa privada com as necessidades dos entes públicos, enviamos semanalmente e-mails com avisos de licitações que irão acontecer por meio da plataforma. Assim os interessados conseguem se programar e fazer o match perfeito com as oportunidades que mais se adequam ao perfil da sua empresa.

Além disso, vale ressaltar uma outra curiosidade sobre esse mercado: as compras não se restringem apenas a produtos que já estão no mercado. Isso porque existem algumas situações que requerem uma certa inovação, pois são necessidades que não podem ser atendidas parcial ou totalmente por soluções existentes no mercado. Nesses casos inovadores, a administração busca, no primeiro momento, conversar com empresários que estejam interessados em criar algo novo, através do diálogo competitivo. São diversas as possibilidades.

O mercado de licitações é amplo e cheio de oportunidades de vendas para empresas de todos os portes. E o melhor é que o poder público pode comprar quase tudo. O importante é sempre ficar atento às próximas licitações e contratos que irão acontecer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)