(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O novo perfil de profissionais tech

A bolha do que é ser "nerd" foi furada. Pessoas do mundo todo se conectam para falar sobre assuntos como filmes, séries, músicas, exercícios físicos e leituras


15/07/2023 04:00
667


Julia Chagas
Diretora de Marketing da Alura

Há 30 anos, o profissional da área de tecnologia era visto com estereótipo de uma pessoa introvertida e superinteligente. Assim como assistíamos em muitos filmes da época, era o "nerd" – no sentido mais pejorativo possível da palavra –, que na escola era cruelmente alvo de bullying e quando chegava ao mercado de trabalho só se relacionava com um pequeno grupo de pessoas iguais a ele.

Em pleno 2023, felizmente tudo mudou e, não só o termo, mas o perfil do especialista tech ganhou outra conotação. Hoje, a caracterização desse indivíduo é sinônimo de paixão, curiosidade, conhecimento e competências para diversas atividades, seja dentro ou fora dos escritórios, na frente dos computadores ou saindo pelas ruas da cidade.

Uma pesquisa realizada pela Alura – ecossistema de aprendizado em tecnologia – com sua base de estudantes, comprova um pouco desse novo contexto ao mapear os interesses reais de trabalhadores que ocupam vagas em áreas como TI, marketing digital, design, desenvolvimento de produtos, programação e engenharia de software. De acordo com o estudo, muitos são aficionados por computadores de alta performance (86%), fãs de filmes de ficção científica ou fantasia (66%) e heavy metal (47%).

Os dados levantados ainda mostram que os Millennials (entre 25 e 34 anos) representam a maior parte da comunidade tech (52%), com hobbies, como decoração, fotografia, viagens e moda; em seguida, a faixa de 35 a 44 anos (22%) se interessa por temas como games, quadrinhos, notícias de entretenimento e gatos; e, por último, a geração Z (entre 18 e 24 anos) leva a medalha de bronze (20%) trazendo gostos como esportes, jogos de aventura e estratégia, culinária e uma gama gigantesca de estilos musicais, que vão do indie rock ao hip hop.

Números como esses demonstram que a bolha do que é ser "nerd" foi furada. A popularização das formas de entretenimento e a disseminação de informações com os avanços tecnológicos funcionaram como ótimas alavancas na transformação da percepção do público sobre o setor tech, já que hoje as pessoas do mundo todo se conectam para falar sobre diversos assuntos como filmes, séries, músicas, exercícios físicos, leituras e atividades que vão além dos seus trabalhos.

Ou seja, elas compartilham conhecimentos e encontram outras que possuem interesses em comum, criando comunidades onde a expertise é valorizada e a imagem positiva da nova concepção do “nerd” é fortalecida. Ter curiosidade intelectual e dedicação para se aprofundar em um determinado assunto agora é a coisa mais legal do mundo e a sociedade está cada vez mais entendendo o valor dessas qualidades, tanto no cenário profissional quanto fora do ambiente de trabalho.

Assim como o seu amigo ou amiga do grupo que ama cultura pop vai valorizar as suas ideias, colocações e até projetos, o seu líder no setor de tecnologia também entenderá que você tem a capacidade de abraçar novidades, criar repertório, se interessar por assuntos diversos e, afinal, colaborar em estratégias criativas e influenciar no desenvolvimento de soluções de ponta. Além de  atributos como aprendizado contínuo – afinal, acompanhar toda saga Marvel, por exemplo, pode ser considerado um "lifelong learning" da cultura pop – e habilidade de resolver problemas complexos, que estão fazendo esses profissionais se destacarem no mercado atual, conhecido pela evolução constante. 

Além do mais, as próprias áreas ligadas ao segmento tech acompanham as tendências de consumo; não é como se os interesses dos trabalhadores estivessem em um mundo à parte e a empresa apenas funcionasse como um espaço que junta pessoas com gostos parecidos para conversarem no happy hour. Os games são as maiores provas disso, uma vez que evidenciam completamente a integração do cenário geek com ferramentas tecnológicas importantes para quase todas as áreas, como, no momento, é o caso da Inteligência Artificial.

É preciso, portanto, rever a conotação ultrapassada do que é ser "nerd", pois atualmente  deveria ser um objetivo geral, afinal, mergulhar em temas que amamos e sermos nós mesmos em todas as esferas da nossa vida é uma porta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Seja estudando a fundo um hobby, explorando e entendendo mais sobre seu livro ou filme favorito, ou simplesmente tendo curiosidade sobre as coisas do mundo, os conhecimentos adquiridos ao longo desses processos são riquíssimos. E, à medida que vamos nos especializando em determinados assuntos e aumentando as nossas habilidades neles e também nosso repertório, podemos ser mais criativos, e ainda conseguimos acompanhar melhor o que há de novo e o que está por vir no futuro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)