Bila Freitas
Psicoterapeuta
Muito se tem falado sobre inteligência emocional, mas e a prática? O assunto ainda é um tabu, pois há dúvidas se realmente é possível ter controle sentimental em meio aos desafios. A inteligência emocional é a capacidade de saber administrar o que sente, controlar e avaliar emoções, desenvolvendo alguns elementos essenciais. Entre eles, autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais.
É muito comum, após passar por uma situação difícil, pensar como teria sido se a reação fosse outra. Isso não vai ajudar, você não conseguirá voltar no tempo, então o melhor é aprender a lidar com as adversidades e não agir no impulso. Essa prática é gradual, envolve autoconhecimento, autocrítica, autocontrole, motivação e empatia.
Ter controle emocional não significa bloquear o que você sente ou sente apenas coisas boas, afinal, todos estão sujeitos a passar por momentos de estresse ou imprevistos na vida. O ideal é encontrar formas de canalizar pensamentos e sentimentos, e assim conseguir equilíbrio e calma em sua vida, encontrando saídas possíveis para manter a saúde mental.
Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Exame, 58% do desempenho de um profissional se deve à sua inteligência emocional. E 90% dos que apresentam o melhor rendimento no trabalho possuem um alto nível dessa habilidade. Tanto funcionários quanto líderes que praticam a inteligência emocional conseguem ter melhores resultados profissionais pois além de lidar bem consigo mesmo, também têm a capacidade de lidar bem no meio social.
Ter consciência dos sentimentos existentes que se pode experimentar permite que você entenda também quais são os gatilhos de cada um. Com o passar do tempo, você percebe que está com mais jogo de cintura, que se tornou uma pessoa mais leve, otimista e que resolver problemas não é mais um fardo.
Cada pessoa tem um tempo para desenvolver tal habilidade, se cobrar não é a melhor forma. As pessoas têm diferentes realidades, desafios e histórias de vida, então, a forma de aprender a lidar com os sentimentos será única para cada uma. Não adianta se comparar ou achar que seu processo é lento, permita se conhecer, auto perdoar, e também perdoar aos outros, assim ficará em paz consigo mesmo e poderá viver mentalmente saudável. É importante ter a ajuda de um profissional no desenvolvimento da inteligência emocional, uma pessoa de fora, que entende sobre o assunto e irá ajudar sem julgamentos, lhe dará acolhimento. Sempre é tempo de evoluir.
