(none) || (none)
UAI

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas

Avanço do digital no setor público


16/01/2023 04:00

Otávio Argenton 
Country Manager da  SoftwareONE

Atualmente, é quase impossível encontrar alguma empresa ou setor que não esteja investindo em novas tecnologias para impulsionar seus negócios. As ferramentas digitais são, em sua grande maioria, responsáveis por otimizar as operações das companhias, agilizando processos, garantindo maior velocidade nos resultados e uma experiência mais confiável aos clientes finais. 

No  setor público, este cenário não é diferente e, cada vez mais, o segmento responsável pelo âmbito governamental, incluindo todas as instituições públicas e os três Poderes de Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) tende a se transformar e evoluir digitalmente. 

De acordo com uma previsão feita pelo grupo Gartner, até 2025 mais de 50% das instituições governamentais terão suas aplicações essenciais modernizadas e irão agilizar seus processos e sistemas. 

O principal objetivo do uso da tecnologia nos setores governamentais é reduzir tempo e burocracia nos atendimentos e operações, tanto para as equipes de profissionais, quanto para os cidadãos. Como uma aliada, ela garante processos mais rápidos, eficiência e praticidade, e permite ainda, que o cidadão tenha acesso a alguns serviços de qualquer dispositivo, a qualquer momento, sem tomar nenhuma ação presencialmente. 

As ferramentas e serviços digitais ainda oferecem outras vantagens às instituições do setor público, tais como, redução de custo e mão de obra, aumento da capacidade de armazenamento das informações com maior segurança, agilidade nos processos e atendimentos, e aceleração na tramitação de documentos.  

Além disso, permitem uma maior transparência na comunicação com a população, uma vez que, conectadas, as pessoas passam a ter acesso aberto às informações e ações realizadas pela gestão pública. 

Apesar de estar evoluindo tecnologicamente, o setor público ainda possui um certo atraso em relação a outros setores da economia, especialmente por seus sistemas serem em grande parte, legados e muito primários. Além disso, para a adoção de novas tecnologias, não basta investir nos sistemas e na parte técnica, mas ainda é preciso mudar a mentalidade do funcionário público, apresentando as melhorias que essas ferramentas e serviços trarão ao seu dia a dia de trabalho. 

Sendo assim, a tecnologia no setor público apresenta-se primordial não apenas para a transformação, mas também para a evolução digital do segmento. Com um ambiente mais seguro, maduro, ágil e produtivo, as instituições devem investir na evolução de suas ferramentas digitais, a fim de disponibilizar um serviço ainda mais qualitativo aos usuários, garantindo a confiabilidade e a satisfação dos profissionais do governo e dos cidadãos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)