(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas artigo

Os desafios de lidar com maternidade e carreira

Como a maior parte do tempo muitas mulheres estão no trabalho, em casa é importante priorizar muito a qualidade do tempo com os filhos


04/05/2022 04:00




Emília de Castro
Administradora e gestora financeira no mercado de capitais, sócia-fundadora da Aspen Investimentos

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher; no entanto, um dos mais preocupantes também. Conciliar vida profissional com a maternidade é um desafio diário. Algumas dicas que podem auxiliar bastante no dia a dia é criar uma rede de apoio, criar uma rotina, se divertir e, se possível, ter flexibilidade de horários. Como a maior parte do tempo muitas mulheres estão no trabalho, em casa é importante priorizar muito a qualidade do tempo com os filhos. Acredito também que crianças precisam de pais felizes e realizados para se sentirem mais seguras.

Pesquisas recentes apontam que das mães que trabalham fora, 69% deixam seus filhos com outras pessoas, 19% com os pais e 12% em uma escola ou creche. Já entre os pais que trabalham fora, 58% deixam os filhos com as mães, 36% com outras pessoas e 6% em uma escola ou creche.

Para muitas mães, a razão principal para trabalhar fora e, quase sempre, em horário integral, é a necessidade financeira. Algumas, logo após terem os filhos, retornam ao trabalho por gostar ou precisar estarem atualizadas na carreira.

Não há resposta fácil ou correta para a questão de decidir voltar ou não ao trabalho. Vale dizer que a decisão pode ser tomada com base em cada circunstância particular. As necessidades familiares e a segurança financeira são as verdadeiras considerações.

A administração de tempo é outra aliada na hora de conciliar maternidade e trabalho. No instante em que você consegue conduzir os compromissos, é visível a diferença na sua vida, ou seja, a sensação de bem-estar e a possibilidade de ir em busca da realização é infinitamente viável. Ainda é comum encontrar mulheres que adiam ter filho porque acham que ser mãe pode interferir na vida profissional. Em um cenário no qual tudo muda a todo instante, a ideia de passar 6 ou 7 meses longe do trabalho, no período de licença-maternidade, pode assustar muitas mulheres.

O que se percebe é que as relações entre profissão e vida particular vêm se modernizando e quebrando alguns paradigmas referentes a ser mãe e estar no mercado de trabalho. Particularmente, sempre acreditei que o sucesso da mulher é em decorrência de um trabalho bem-feito, executado com paixão. Em um mercado onde tudo é muito parecido, é importante inovar e estar sempre pronta para mudanças.

Nós mulheres não precisamos nos sentir culpadas por não nos dedicar integralmente à maternidade. Estudo realizado em parceria pela Universidade de Harvard, a Kingston University e a Worcester Polytechinc, que procurou verificar as relações entre maternidade e mercado de trabalho, constatou que filhos que crescem com mães que trabalham fora tendem a ser mais responsáveis e felizes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)