(none) || (none)
UAI

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas

O valor dos valores

Mais importante do que encontrar um belo nome, uma eficaz estratégia de marketing ou business plan é definir sobre quais alicerces seu empreendimento será construído


postado em 25/12/2019 04:00

Willian Kahler
Sócio da Messem Investimentos, responsável pela área de expansão

O mundo está em constantes mudanças, que ocorrem em velocidade cada vez maior, impulsionadas pelo grande avanço da tecnologia. Tudo ocorre num ritmo tão dinâmico, que é praticamente impossível prever o cenário de qualquer segmento nos próximos 10 anos. O livro Organizações exponenciais, de Ismael Salim, vai além, concluindo que, no contexto do crescimento e surgimento acelerados de empresas disruptivas, se torna muito difícil traçar uma perspectiva para mais de dois anos.

É natural que um empresário ou empreendedor busque um produto, serviço, preço ou quaisquer outros diferenciais para destacar o seu negócio dos demais. Mas, com tantas transformações, a longo prazo, isso é suficiente? Partindo do pressuposto de que tudo vem passando por mudança muito rápida, como é possível definir o quanto vale uma empresa hoje e ainda considerar as suas perspectivas de crescimento?

Nos últimos anos, tive a oportunidade de conversar com muitos gestores experientes. Algo que me chamou a atenção é que eles falam muito mais sobre as pessoas que tocam o dia a dia do negócio do que das características da empresa em si. Não que eles deixem de avaliar os números, cenários e perspectivas do segmento, mas os valores que os sócios transmitem aos seus colaboradores é o que garantirá a sobrevivência e adaptação de uma organização no futuro.

Os valores e princípios são o DNA da empresa. São a essência que molda suas características e define sua capacidade de se adaptar a cada mudança de cenário, garantindo sua perenidade. Portanto, antes de começar um negócio, mais importante do que encontrar um belo nome, uma eficaz estratégia de marketing ou business plan é definir sobre quais alicerces seu empreendimento será construído. Ou seja, os valores que os sócios devem transmitir a toda a equipe para tornar o negócio um “organismo vivo”.

Mais importante do que isso é colocar esses valores em prática no dia a dia e escolher sua equipe baseada neles. Nenhum resultado de curto prazo justifica a quebra da natureza de uma organização, pois essa identidade provavelmente será um dos elementos mais importantes para definir o quanto valerá o seu negócio no futuro. Em nosso caso, na Messem Investimentos, prezamos muito alguns valores em nosso dia a dia e nossa cultura: espírito coletivo, visão de longo prazo e superação.

Acreditamos que esses princípios irão nos levar a cuidar cada vez mais das pessoas, manter a humildade em saber que sempre podemos melhorar, exercer a meritocracia para quem sonha grande e, assim, construir uma companhia próspera e que se perpetuará.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)