(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENERGIA

Por que em Roraima não teve apagão? Entenda

Sistema energético de Roraima é operado por termelétricas que funcionam, em grande parte, a diesel


15/08/2023 15:17 - atualizado 15/08/2023 15:17
438

Boa Vista, vista aerea da capital de Roraima
Apenas Roraima não registrou ocorrências de queda de energia nesta terça (15/8) (foto: MICHAEL DANTAS / AFP)
Roraima, na região Norte do Brasil, foi o único estado que não enfrentou o apagão nacional registrado nesta terça-feira (15/8).

Único estado brasileiro desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica, o sistema energético de Roraima é operado por termelétricas que funcionam, em grande parte, a diesel.

"Informamos que Roraima é o único estado não interligado ao Sistema Interligado Nacional-SIN, por isso não houve impacto", disse a Roraima Energia, em nota.

De acordo com informações do governo federal, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que uma ocorrência na rede de operação do SNI interrompeu o fornecimento de 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, afetando também o Sudeste.

Apenas Roraima não registrou ocorrências de queda de energia
e carga no sistema. O apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país.

Apagão de cinco horas

No entanto, mesmo sem estar interligado ao SIN, em Roraima há frequentes quedas de energia. A mais recentes foi em abril, quando o estado ficou cinco horas sem energia.
 
Vale registrar que, no início deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão finalmente conectar Roraima ao SNI. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétrica.
Na ocasião, o ministro Alexandre Silveira, em nota divulgada pelo governo federal, declarou: "O decreto vai permitir realizar contratos para a trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil".

De 2001 a 2019, o estado de Roraima foi abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz (Venezuela). Foram mais de 18 anos com a energia do estado sendo fornecida pelo país vizinho. Mas depois de uma série de apagões na Venezuela, em 2019, o fornecimento foi interrompido e, desde então, Roraima é dependente de energia de termelétricas.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)