(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Com avanço da COVID, Ministério da Saúde recomenda volta do uso de máscaras

Orientação foi feita pela pasta por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde; média móvel de casos positivos teve aumento de 120%


13/11/2022 23:07 - atualizado 14/11/2022 02:17

Orientação do governo é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco
Orientação do governo é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Diante do aumento de casos de COVID-19 pelo país e da circulação de novas linhagens da variante Ômicron – com ênfase na sublinhagem BQ.1 –, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar neste domingo (13/11) a utilização de máscaras de proteção. Orientação do governo é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco. 
 
Conforme nota técnica divulgada pelo órgão, na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos em decorrência do vírus. Segundo a pasta, a média móvel no período ficou em 8.448 casos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834 notificações. 
 
Em relação às mortes causadas pelo vírus, o documento aponta que a média móvel diária dos últimos sete dias foi de 46 óbitos – o que implica na elevação de 28% em comparação à semana anterior, com 36 registros. 
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BQ.1 é uma sublinhagem de BA.5, e ambas são descendentes da variante Ômicron, que carregam mutações na proteína spike. 

Principal público-alvo 

A recomendação do uso de máscaras é voltada, principalmente, para pessoas com fatores de risco que podem auxiliar na evolução de complicações da COVID-19, em especial pacientes imunossuprimidos, idosos, gestantes e indivíduos com múltiplas comorbidades. 
 
Pessoas que tiveram contato com infectados e estiveram expostas à contaminação em locais fechados, com aglomeração e mal ventilados também compreendem o público-alvo da recomendação feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)