(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA

Caso Flordelis: quatro réus são condenados no assassinato do pastor

Após mais de 21 horas de julgamento, a morte do pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, teve o primeiro julgamento definido nesta quarta-feira (13/4)


13/04/2022 09:58 - atualizado 13/04/2022 10:31

Fórum de Niterói, no RJ, nesta quarta-feira (13/4), no julgamento do assassinato do pastor Anderson do Carmo
Julgamento do caso do assassinato do pastor Anderson do Carmo tem quatro condenados nesta quarta-feira (13/4) (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas nesta quarta-feira (13/4) pelo caso do assassinato do pastor Anderson do Carmo, marido da ex-deputada federal Flordelis. Foram 21 horas de julgamento, que ainda não foi encerrado.
 
A juíza Nearis do Santos Carvalho Arce, da 3a Vara Criminal de Niterói, optou por dividir em duas sessões e a próxima está marcada para 9 de maio, devido ao número de acusados no processo.

Nesta quarta, os réus condenados são: 
  • Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis, condenado a quatro anos e seis meses de prisão por falsidade ideológica;
  • Carlos Ubiraci da Silva, filho afetivo de Flordelis, foi inocentado da acusação de homicídio triplamente qualificado, mas condenado por associação criminosa com pena de dois anos e dois meses de prisão;
  • O ex-PM Marcos Siqueira Costa foi condenado a cinco anos e 20 dias de prisão, por associação criminosa e uso de documento falso;
  • Andrea Santos Mais, esposa de Marcos, pegou quatro anos e três meses mais multa. Por não ter antecedentes, sua pena foi menor.
Das 17 pessoas arroladas como testemunhas, sete haviam sido ouvidas até as 21h, quando a juíza Nearis do Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, decidiu interromper os trabalhos até as 22h, como intervalo para jantar. Mais cinco testemunhas foram dispensadas, restando cinco para serem ouvidas.

A segunda testemunha a falar foi o delegado Alan Duarte, que substituiu a delegada Bárbara Lomba, também ouvida, na condução do inquérito do homicídio. Para ele, não resta dúvidas das motivações do assassinato do pastor Anderson.

“A dinâmica dos fatos é clara, no sentido de apontar a ex-deputada Flordelis como mandante e os outros familiares envolvidos como coautores. A motivação financeira era a principal [razão do assassinato]”, disse o delegado, após seu depoimento.

Defesa

O advogado de Flordelis, Rodrigo Faucz, assistiu ao julgamento e refutou a participação de sua cliente na morte do pastor. Faucz sustentou que ela está sendo prejudicada, pois está havendo um pré-julgamento midiático dela.

“A impressão que se tem é que há um atropelo nas garantias do acusado, justamente porque tem um interesse popular em cima. É uma situação bem delicada. Ela não foi [mentora intelectual do assassinato]. E, além de não ter sido, o Ministério Público não provou, até agora, nesse sentido. [A tese é] negativa de autoria”, pontuou Faucz.

Ainda estavam previstos os interrogatórios de Adriano dos Santos Rodrigues; Carlos Ubiraci Francisco da Silva, conhecido como pastor Carlos, do ex-PM Marcos Siqueira Costa e de sua esposa, Andrea Santos Maia, envolvidos na produção de uma carta em que Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, assumiria a culpa pelo assassinato do pastor.

No dia 9 de maio, na segunda sessão do júri, além de Flordelis, serão julgadas sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e a filha afetiva Marzy Teixeira da Silva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)