(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TESTES

Casos positivos têm queda de 56% na última semana de fevereiro, diz Abramed

houve redução de 23% no total de exames feitos por pacientes no mesmo período


03/03/2022 16:17 - atualizado 03/03/2022 19:51

Profissional realizando teste de COVID
Última semana de fevereiro foi a que teve menos testes positivos, segundo Abramed (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O número de testes positivos para a COVID-19 registrados na última semana de fevereiro teve queda de 56% em comparação com o total feito na semana anterior. Por sua vez, também houve redução de 23% no total de exames feitos por pacientes.

 

Os dados são da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que consolida o número de exames feitos em laboratórios associados por todo o Brasil. Os laboratórios ligados à entidade já realizaram mais de 2 milhões de exames para a doença em todo o país desde dezembro.

 

Entre 21 e 27 de fevereiro, na última semana de coleta de dados, 13,6 mil pessoas testaram positivo para a doença. Foram feitos 80 mil testes no período.

 

"Há uma tendência de redução de casos tanto pelo volume de exames quanto pela taxa de positividade. Isso está em linha com a redução de casos observada pelo Ministério da Saúde, indicando um arrefecimento da pandemia", afirma Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.

 

De acordo com ela, o país deve ter uma redução da média diária de casos, o que se reflete nas testagens negativas: "Não se pode falar ainda em fim da terceira onda, visto que a média móvel de casos observados pelo Ministério da Saúde ainda está acima do observado antes desta onda, no final do ano passado. Mas a tendência hoje é a de que a terceira onda acabe nas próximas semanas". 

 

Segundo a Abramed, o período de maior procura por testes ocorreu de 24 a 30 de janeiro, com 390 mil exames, dos quais 60% deram positivos. Isso quer dizer que um a cada seis testes PCR ou antígenos feitos deram positivos.

 

Os dados coincidiram com a semana que o Brasil registrou seu maior número de casos desde março de 2020, com mais de 1,3 milhão de registros.

 

Já a semana com menor número de casos ocorreu de 20 a 26 de dezembro, com apenas 7,9% de infecções. Foram feitos 120 mil testes em todo o país, segundo a Abramed.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)