(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Anvisa identifica dois casos da variante Ômicron no Brasil

Homem desembarcou em Guarulhos em 23 de novembro, vindo da África do Sul, e se preparava para voltar com a esposa quando ambos testaram positivo para COVID


30/11/2021 17:53 - atualizado 30/11/2021 18:08

Voo
Dois dias depois de desembarcar no Brasil, homem se preparava para retornar com a esposa para a África do Sul, mas ambos testaram positivo para a COVID-19 (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron em território nacional. Trata-se de um homem que chegou ao Brasil em 23 de novembro, vindo da África do Sul, e se preparava para a viagem de volta no dia 25 acompanhado pela esposa.
Ao desembarcar aqui, ele apresentou teste de RT-PCR negativo para COVID-19, mas, nos preparativos da segunda viagem, tanto o marido quanto a mulher testaram positivo para o novo coronavírus.

Segundo a nota da Anvisa, o laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético e alertou a agência nesta segunda-feira (29/11) sobre as suspeitas. Nesta terça, a equipe publicou o laudo da análise prévia que identifica a variante Ômicron do Sars-Cov-2.

A confirmação do sequenciamento genético será feito pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), mas o texto da agência não informa a data provável do resultado. Em todo caso, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de todo o país foram avisados para que monitorem outros casos prováveis.


Mais contagiosa

A variante Ômicron tem causado preocupação na Europa, onde circula em transmissão comunitária, e deixado em alerta cientistas de todo o mundo. Isso porque suspeita-se que ela possa escapar à imunidade adquirida em infecções anteriores da COVID-19 e até à proteção dada pelas diferentes vacinas.

No Distrito Federal, o governo decidiu cancelar a festa pública de réveillon e medidas similares vêm sendo tomadas em diferentes capitais pelo país. Autoridades esperam manter a tendência de queda nos casos internações por COVID, mesmo com a possível chegada da variante ao Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)