(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROJETO SOCIAL

Criança de 7 anos cria 'geladeira cultural' e fomenta a leitura no Ceará

Menino transformou uma geladeira velha em biblioteca a céu aberto para a cidade


12/11/2021 14:58 - atualizado 12/11/2021 15:35

Criança cria projeto cultural no ceará
Menino de sete anos cria projeto literário no interior do Ceará (foto: Daniel Trévia/Razões Para Acreditar/Reprodução )
“Leve um livro, solte a mente. Deixe outro, me alimente”, é o que está escrito em letras garrafais na porta de uma geladeira velha em Crato, no Ceará. O eletrodoméstico parado na calçada chama a atenção da população que caminha pelas ruas da cidade. 

Longe de tomadas de energia e sem alimentos em seu interior, a geladeira colorida estampada com um girassol tem, na verdade, livros em suas prateleiras. A ideia foi de Fernando Filho, um menino de 7 anos, apaixonado pelo universo da literatura. 

A ideia do projeto Geladeira Cultural é que a eletrodoméstico inutilizado facilite o acesso da população a livros e revistas enquanto, ao mesmo tempo, impulsione o sentimento de coletividade e partilha entre a comunidade. 

Para pegar um livro, basta abrir a geladeira e escolher dentre as dezenas de obras disponíveis. No entanto, a regra é clara: o bom senso. “Retire, leia e devolva”, diz o papel pregado bem na porta. 

O projeto também incentiva a doação de livros. “Se quiser, pode doar ou trocar", é o que reitera mais uma mensagem colada. 

À imprensa, Fernando contou que se inspirou em uma biblioteca a céu aberto que visitou na Chapada do Araripe, também no Ceará. Na cidade, geladeiras também eram usadas como estantes de livros para a população. 

O menino contou com a ajuda dos pais e dos vizinhos, que colocaram a “mão na massa” para estilizar o refrigerador e divulgar a ação. Em poucos dias, dezenas de livros foram doados para o projeto, que não para por aqui. De acordo com Fernando, o próximo passo é criar uma Geladeira Escolar, só com livros didáticos. 
 
Criança cria projeto cultural no interior do ceará
Fernando ao lado de sua Geladeira Cultural (foto: Daniel Trévia/Razões Para Acreditar/Reprodução )
 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)