(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Convite para Queiroga palestrar sobre pandemia em Lisboa gera polêmica

Faculdade que fez o convite afirma que foi o próprio Queiroga quem escolheu o tema


25/10/2021 14:16

De máscara branca, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Ed Alves/CB)

O convite da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga , para dar uma palestra em um evento da instituição, nesta terça-feira (26/10), gerou repercussão na imprensa e na comunidade acadêmica portuguesa. O chefe da pasta vai abordar o tema: "O combate do Brasil à COVID-19".

Como seu nome consta entre o rol de propostas de indiciamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19 por prevaricação e crime de epidemia, alguns dos veículos de imprensa mais importantes de Portugal noticiaram o fato e a ironia do tema escolhido. O site de notícias da rádio TSF, por exemplo, escreveu: "Ministro brasileiro acusado de crimes na pandemia será orador na Universidade de Lisboa".
Além das acusações na CPI da COVID, Queiroga, que é médico, vem fazendo discursos na contramão do que é defendido pela comunidade acadêmica em todo o mundo, como desobrigatoriedade do uso de máscaras e até da vacinação, além de ter sugerido o uso de substâncias ineficazes no tratamento da COVID em evento da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Diante da polêmica em chamar um ministro investigado por prevaricação e por crime de epidemia, a FMUL emitiu um comunicado em sua página oficial na internet, no qual o diretor Fausto Pinto justifica o convite. Segundo o professor, Queiroga foi chamado no âmbito acadêmico e por ser "um médico cardiologista, ministro da Saúde dum país amigo". Pinto ressalta ainda que a escolha de palestrar sobre o combate à pandemia foi do próprio ministro.

Como estará na capital de Portugal nesta semana para participar do evento, o chefe da pasta da Saúde não terá agenda em Brasília. Queiroga irá aproveitar a viagem para a Europa e também vai passar pelas cidades de Oxford, Cambridge e Londres, no Reino Unido, para visitar institutos de pesquisa e participar de reuniões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)