(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMEMORAÇÃO

Dia do Amigo: amizades são úteis em tempos de isolamento

Terapeutas e psicólogos recomendam cultivar amizades para aliviar as possíveis consequências dos momentos de dor e tristeza. Data é comemorada neste 20 de julho


20/07/2021 10:00 - atualizado 20/07/2021 10:46

Amizade em tempos de isolamento é importante para a mente(foto: Pixabay)
Amizade em tempos de isolamento é importante para a mente (foto: Pixabay)

Dia do amigo. Em tempos de isolamento social, jamais essa data se tornou tão emblemática para amenizar eventuais problemas de solidão, seja por meio de mensagem eletrônica, por telefone ou mesmo transmissão ao vivo (algo que ficou na moda nos últimos tempos). Não há dúvidas de que ter um amigo alivia o sofrimento e o estresse para superar os efeitos de uma pandemia tão devastadora. 
 
Terapeutas e psicólogos recomendam cultivar amizades para aliviar as possíveis consequências dos momentos de dor e tristeza. Eles dividem experiências, dão conselhos e tornam o dia mais feliz, aliviando tudo o que á de ruim na mente

Cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro escolheram justamente o 20 de julho para celebrar o Dia Internacional do Amigo. A data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Na capital do país, a data passou a ser uma das mais festejadas pela população.

E como surgiu o Dia do Amigo? O responsável pela ideia de se festejar a amizade foi o professor e médico Enrique Ernesto Febbraro, que morreu em 2008. A chegada do homem à Lua, em 1969, foi o estopim para que a data fosse criada.

Febbraro afirmava que, por meio do fato histórico, os povos poderiam superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos. 

Logo, o argentino começou a escrever cartas para destinatários ao redor do mundo com a sugestão de celebrar o Dia do Amigo em 20 de julho. Febbraro teria escrito mais de 1000 correspondências com conteúdo desse teor.

Além da Argentina e do Brasil, alguns países aderiram à ideia, como Chile, Uruguai e Espanha, o único europeu que celebra a amizade com um dia no calendário.

No Rio de Janeiro, o Dia do Amigo é celebrado por meio de uma lei municipal, datada de 1º de agosto de 2013. A justificativa do projeto de lei dá os créditos a Febbraro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)