(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ABSURDO

DF recebe mais de 40 mil doses de vacina Janssen contra COVID-19 congeladas

A remessa enviada pelo Ministério da Saúde de imunizantes da Janssen foi transportada abaixo da temperatura indicada e está imprópria para aplicação


03/07/2021 15:04 - atualizado 03/07/2021 17:41

Mais de 40 mil doses da Janssen congelaram e ficaram impróprias para uso(foto: AFP/Frederic J. BROWN)
Mais de 40 mil doses da Janssen congelaram e ficaram impróprias para uso (foto: AFP/Frederic J. BROWN)
O Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado (3/7), mais de 40 mil doses de vacinas contra a COVID-19 congeladas. A Secretaria Estadual de Saúde do DF informou que os imunizantes da Janssen estavam fora da temperatura adequada de armazenamento, de 2°C, e, portanto, impróprias para uso.

A remessa enviada pelo Ministério da Saúde da fabricante norte-americana Johnson & Johnson precisa de apenas uma dose para completar a imunização. O transporte dos imunizantes foi feito através do programa Avião Solidário da LATAM.
 
A secretaria de Saúde do DF informou que acionou o Ministério da Saúde e que a orientação recebida do órgão federal é "deixar toda a carga das vacinas em quarentena". "Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento", disse. O comunicado não esclarece as razões ou condições que levaram ao congelamento indevido das doses da vacina. 

O órgão estadual informou ainda que o Ministério da Saúde vai solicitar, na próxima segunda-feira (5/7), análise de qualidade das doses, a ser feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O objetivo será "verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas".

A vacina da Janssen é a única dos imunizantes contra COVID-19 que requer aplicação de apenas uma dose, o que significa que o lote agora em quarentena viabilizaria a imunização completa de 40 mil pessoas. As demais vacinas que estão sendo usadas requerem duas doses aplicadas.

A vacinação no DF tem enfrentado críticas da população e de especialistas porque o governo de Ibaneis Rocha (MDB) havia estabelecido uma série de prioridades por categorias profissionais, atendendo a pedidos de sindicatos.

Na última semana, o governo distrital reviu a estratégia e passou a liberar os agendamentos apenas de acordo com a idade dos cidadãos. Neste sábado, foi aberto o agendamento para pessoas a partir de 44 anos se vacinarem contra a covid-19.
 
Com informações do Estadão Conteúdo 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)