(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'LIBERDADE DE EXPRESSÃO'

Secretário de Maceió demitido após post polêmico sobre suástica nazista

Bacharel em direito, Ricardo Santa Ritta (PDT) disse, no Twitter, que acreditava que o uso do símbolo nazista fosse uma questão de 'liberdade de expressão'


18/06/2021 10:09 - atualizado 18/06/2021 11:18

Bacharel em direito, Ricardo Santa Ritta (PDT) disse no Twitter que não sabia que ostentar a suástica é crime federal(foto: Reprodução/Facebook)
Bacharel em direito, Ricardo Santa Ritta (PDT) disse no Twitter que não sabia que ostentar a suástica é crime federal (foto: Reprodução/Facebook)
A prefeitura de Maceió (AL) comunicou, na manhã desta sexta-feira (18/6), a demissão do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade, Ricardo Santa Ritta (PDT). 


“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a 'suástica' é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”.

O tweet é uma alusão à expulsão de um homem que ciculava em um shopping em Caruaru nessa quinta (17/6) usando uma braçadeira com o ícone nazifascista. Ao ser abordado pelos seguranças, ele reagiu com agressividade e alegou que 'estava em sua liberdade'.

(foto: Reprodução/Twitter)
(foto: Reprodução/Twitter)
Publicado nas redes sociais, o comunicado da prefeitura não faz menção ao posicionamento de Ricardo, que gerou ampla repercussão negativa em todo o país.

O artigo 1º da Lei 7.716/89 tipifica como crime 'fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo'.

Diversos usuários do Twitter classificaram como absurdo o fato de que o ex-secretário, sendo bacharel em direito, alegar desconhecimento da legislação. 

Outros interpretaram o post do pedetista como defesa de grupos supremacistas

Ricardo apagou sua conta no Twitter. Antes, tentou se justificar.

"O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje, tomei conhecimento que usar símbulo da suástica é crime federal. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disto", escreveu em outra postagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)