(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FENÔMENO NATURAL

Redemoinho de poeira toca o céu e assusta moradores em Goiás; veja

Fenômeno com cerca de 30 metros de altura surpreende, mas especialista afirma que é comum em épocas quentes do ano


02/06/2021 17:50 - atualizado 02/06/2021 18:11

(foto: André Amorim/Divulgação)
(foto: André Amorim/Divulgação)

Moradores de Bom Jesus de Goiás (GO) se surpreenderam com um redemoinho de poeira que se estendeu até o céu na tarde da segunda-feira (31/5). Em vídeo que viralizou nas redes, um morador registra o fenômeno que tem cerca de 30 metros de altura. Veja abaixo:



Para o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, o surgimento de redemoinhos em maio e junho é incomum, mas pode ocorrer desde que haja o encontro entre temperaturas baixas e altas. “O fenômeno ocorre quando um vento fraco começa a ganhar velocidade por estar em contato com um solo quente que produz uma corrente de ar aquecida. Assim, o vento começa a empurrar e girar o turbilhão de poeira”, explica.

Apesar de se dissipar em poucos minutos, o especialista sugere cautela ao observar o fenômeno. “O redemoinho tem a capacidade de provocar destelhamento em casas, derrubar placas ou outdoors, então é preciso cuidado para evitar acidentes”, conclui.

Veja abaixo a explicação completa do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)