Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Ministro Edson Fachin diz que democracia brasileira está sob ataque

Magistrado destacou que o Brasil vive um dos momentos mais críticos em relação a instabilidade constitucional


01/03/2021 19:53 - atualizado 01/03/2021 19:59

Ministro do STF disse que o 'vírus do autoritarismo ameaça o sistema eleitoral e a própria democracia'(foto: Antônio Cruz/Agência Brasil - 30/5/18)
Ministro do STF disse que o 'vírus do autoritarismo ameaça o sistema eleitoral e a própria democracia' (foto: Antônio Cruz/Agência Brasil - 30/5/18)
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (1º/3) que o "vírus do autoritarismo ameaça o sistema eleitoral e a própria democracia". Sem citar nomes, o magistrado fez diversas críticas contra quem coloca o sistema eleitoral em dúvida e disse que o Brasil vive uma regressão democrática.

As declarações ocorreram em um seminário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que tratou da democracia e defesa da Constituição.

Para o ministro, o país vive um dos momentos mais críticos em relação a instabilidade constitucional: "A democracia brasileira está sob ataque. As conquistas do Estado de direito democrático e da legalidade constitucional estão ameaçadas".

O magistrado destacou ser necessário manter vigilância constante para proteger o regime democrático: "É legítimo governo que decorre de eleições regulares e, portanto, atende às demandas do povo. Mas é ilegítimo um governo que passa a atuar contra a normalidade constitucional".

Sob ataques


Fachin é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que sofreu reiterados ataques nas últimas eleições gerais, com a finalidade de colocar em dúvida a integridade da votação.

"Ademais, não nos imuniza por completo do vírus do autoritarismo como hoje assola o Brasil, com ameaças ao sistema eleitoral brasileiro e a própria democracia", destacou o magistrado.

Durante sua fala, Fachin destacou a importância da separação dos Poderes, prevista na Constituição, da liberdade de imprensa e de expressão e a criação de um sistema que permita a distribuição de renda, respeito aos direitos fundamentais e proteção à dignidade humana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade