(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Fornecedora vai importar oxigênio da Venezuela para Manaus

Segundo a White Martins, existe um estoque no país vizinho que poderá ser usado para atender pacientes no Amazonas


14/01/2021 19:23

White Martins vai importar cilindros de oxigênio da Venezuela(foto: Reprodução/Linkedin)
White Martins vai importar cilindros de oxigênio da Venezuela (foto: Reprodução/Linkedin)
A maior empresa fornecedora de oxigênio no estado do Amazonas, a White Martins, informou nesta quinta-feira (14/01), que identificou estoques do gás na Venezuela e fará a importação dos cilindros para  a região amazonense.

Segundo a empresa, houve um grande aumento da demanda pelo insumo nos últimos 15 dias no estado. De acordo com a White Martins, o consumo aumentou pelo menos cinco vezes e agora é o triplo da capacidade de produção da unidade de Manaus.


Os hospitais de Manaus enfrentam um colapso pelo aumento dos casos da COVID-19. Nesta quinta-feira, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado teve que enviar pacientes para outras seis regiões, inclusive Brasília.

O Amazonas já registrou mais de 219 mil casos da COVID-19 e 5.879 mortes desde o início da pandemia. Pelo menos 1.564 pacientes seguem internados no estado.


Nesta quinta, a Força Aérea Brasileira (FAB) levou para Manaus oito toneladas de material hospitalar, entre macas, camas e cilindros de oxigênio. 

Veja a nota da White Martins 


Em virtude da escalada sem precedentes da pandemia de COVID-19 no estado do Amazonas e da situação de calamidade pública em Manaus, a White Martins tem mobilizado todos os esforços para suprir a demanda exponencial de oxigênio, que já aumentou cinco vezes nos últimos 15 dias, alcançando um volume de 70 mil metros cúbicos por dia.

Esse consumo equivale a quase o triplo da capacidade nominal de produção da unidade local da White Martins em Manaus (25 mil m3/dia) e segue crescendo fora de controle e qualquer previsibilidade. Para se ter uma ideia, durante a primeira onda da pandemia, entre abril e maio de 2020, o consumo alcançou um pico de volume de 30 mil metros cúbicos por dia.

Anteriormente à pandemia, esta planta operava com 50% de sua capacidade e isso era suficiente para atender todos os clientes dos segmentos medicinal e industrial que somavam um consumo na ordem de 10 a 15 mil m3 por dia.

No cenário atual de crise sem precedentes, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus – de 25 para 28 mil metros cúbicos por dia – e direcionou toda a produção de oxigênio da unidade para o segmento medicinal.

A unidade da White Martins em Manaus já havia passado ao longo de 2020 por processos de ampliação que permitiram à empresa aumentar significativamente sua capacidade de produção local.

Uma das iniciativas com esse objetivo foi a instalação de um compressor de ar adicional na operação com capacidade nominal de produção de 700 m3 por hora e que permitiu obter um incremento no volume de 1800 m3 por dia.

Naquele momento, a empresa também aumentou a estocagem de oxigênio líquido em cerca de 30% para garantir ainda mais confiabilidade no fornecimento do produto.

Por se tratar de uma pandemia global e que afeta todo o país, o cenário logístico na região – que por si só já é extremamente desafiador por não contar com acesso terrestre – fica ainda mais complexo.

Por isso, a empresa vem implementando uma grande operação por vias fluvial e aérea, em cooperação com as autoridades governamentais e as forças armadas, para trazer oxigênio de fábricas localizadas em outros estados.

Logo no início de janeiro de 2021, a companhia deslocou para esta operação 23 carretas criogênicas e 4 isotanques de 7 estados diferentes, que permitiram o incremento do volume médio de 22 mil metros cúbicos por dia.

A companhia também já viabilizou o envio de 500 cilindros com suporte da FAB, o que representou um acréscimo de volume de 5.000 metros cúbicos.

A empresa reforçou ainda o monitoramento do consumo dos hospitais da região e otimizou ao máximo as rotas de entrega para abastecimento dos tanques que armazenam o produto.

Além disso, já colocou à disposição das autoridades o envio de 32 tanques criogênicos móveis que neste momento estão em São Paulo e aguardando nova mobilização para serem transportados para Manaus.

A White Martins já identificou a disponibilidade de oxigênio em suas operações na Venezuela e neste momento está atuando para viabilizar a importação do produto para a região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)