(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RANKING

Saiba qual o nome de bebê mais escolhido no Brasil nos últimos 10 anos

Para meninos, Miguel é o nome que mais aparece na década e, para meninas, Helena está no topo da lista desde 2018


26/12/2020 10:50 - atualizado 26/12/2020 12:01

(foto: fancycrave1/Pixabay)
(foto: fancycrave1/Pixabay)

No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano. No ranking de nomes escolhidos para os pequenos realizado pelo BabyCenter Brasil, com base em cerca de 350 mil cadastros na plataforma digital gratuita de bebês nascidos ao longo de 2020, considerando este conjunto são 170.112 meninos e 176.637 meninas. O levantamento dá conta de que Miguel é o nome preferido pelos brasileiros já há 10 anos, tendência que continuou em 2020. Para as meninas, Helena está no topo da lista na predileção das famílias no país desde 2018. 

Enquanto Miguel se mantém como o campeão há uma década, para os nomes femininos houve mais variação. No ranking entre 2010 e 2020, Júlia, Sophia, Alice e Helena aparecem com frequência. Segundo o BabyCenter Brasil, a popularidade de um nome pesa na hora da escolha. A pesquisa também demonstra a grafia mais usada pelos pais.

A opção de como batizar os recém-nascidos encontra diferentes influências. Em 2012, por exemplo, a princesa Sofia da Disney fez explodir a escolha pelo nome em várias partes do mundo. Helena, o nome mais escolhido do ano para meninas no Brasil, é também como chamada a personagem principal da série Elena de Avalor, da Disney.

Matteo, personagem da telenovela argentina Sou Luna, também da Disney, contribuiu para a explosão de nascimentos de meninas chamadas Luna. Aurora e Bella, cada vez mais populares no Brasil, são nomes bem conhecidos de protagonistas dos clássicos filmes de princesa. O BabyCenter vem observando registros de meninas chamadas Moana e até Nala.

Dra. Izzie Stevens, da série Grey's Anatomy, inspira alguns pais na hora de batizar suas meninas(foto: Walt Disney Television via Getty)
Dra. Izzie Stevens, da série Grey's Anatomy, inspira alguns pais na hora de batizar suas meninas (foto: Walt Disney Television via Getty)
Entre os nomes da moda no Brasil, Derick e Izzie são referências à série Grey's Anatomy, enquanto o sobrenome do personagem Alex Karev vem sendo usado até como segundo nome para meninos.

Influenciadores digitais também impulsionam as opções sobre como batizar as crianças. Os filhos da atriz, apresentadora e influencer Giovanna Ewbank e o ator Bruno Gagliasso, inspiram os brasileiros. Bless, nome de um dos filhos do casal, aparece com alguns registros nas listas do BabyCenter, e Zyan, nome do caçula, parece avançar ao longo do próximo ano.

Ravi, um dos maiores sucessos do ranking de 2020, foi também impulsionado pelo filho do DJ Alok com a médica Romana Novais. Rael, outra das escolhas mais comuns do ano, tem ligação direta ao filho da atriz Isis Valverde. Destacam-se ainda os nomes Zoe, filha da apresentadora Sabrina Sato, e Zion, da influencer Jade Seba, cujo nome também subiu nos rankings.

Ícones negros também atraem a admiração pelo próprio nome. Como registra o balanço do BabyCenter Brasil, os nomes da apresentadora da Rede Globo Maju Coutinho e da cantora Iza, vêm avançando entre os mais presentes no Brasil para meninas. Dandara, nome famoso pela figura da companheira de Zumbi dos Palmares, agora subiu 43 posições no ranking do BabyCenter Brasil, assim como Malia, nome de uma das filhas do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

(foto: Madlen Deutschenbaur/Pixabay)
(foto: Madlen Deutschenbaur/Pixabay)

Grandes ídolos do esporte mundial também servem para alavancar as opções de nomes no país. Da NBA, por exemplo, as conquistas dos jogadores Kawhi Leonard e LeBron James refletiram em nomes de alguns bebês no Brasil. O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton inspirou nomes de bebê na lista do BabyCenter. Do time campeão em 2019, Flamengo, o BabyCenter identificou aumento no nome do atacante Bruno Henrique.

Veja alguns detalhes da pesquisa

Nomes que mais subiram:

Meninos:
Ravi, José, Matteo, Otto, Josué, Oliver, Theodoro, Levi e Gael

Novos no Top 100: Rael, Dante, Thales, José Miguel, Estevão e Ruan

Meninas: Maria Liz, Aurora, Ayla, Ana, Luna, Louise e Melina

Novos no Top 100: Hadassa, Jade, Fernanda

Nomes que mais caíram:

Meninos: Ícaro, Enzo, Luiz Felipe, Valentim, Enzo Gabriel, Arthur Miguel, Rodrigo e Martin

Saíram do Top 100: Davi Luiz, Vitor Hugo, Lucas Gabriel, Bruno, Pedro Miguel, Hugo

Meninas: Pérola, Ana Júlia, Ana Clara, Ana Luísa, Maria Valentina, Isabelly, Ana Lívia, Gabrielly

Saíram do Top 100: Amanda, Isabel e Ana Sophia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)