(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Moro: Brasil fechará fronteiras terrestres a estrangeiros por mais 15 dias

Portaria que determinou o fechamento das fronteiras com países vizinhos perderia validade em 2 de abril


postado em 27/03/2020 18:10 / atualizado em 27/03/2020 20:15

O ministro da Jusitiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou que o governo brasileiro decidiu prorrogar o fechamento das fronteiras terrestres do país para estrangeiros por mais 15 dias para conter a pandemia de coronavírus. A portaria publicada pelo governo no último dia 19, que fechou as divisas com países vizinhos, perderia a validade em 2 de abril. O ministro informou a decisão em entrevista na tarde desta sexta-feira (27) à GloboNews

 

O fechamento das fronteiras brasileiras impede apenas a entrada de estrangeiros por via terrestre no país. A medida é válida para pessoas vindas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname. Brasileiros ou estrangeiros com cidadania brasileira podem retornar ao país das nações vizinhas. Além disso, veículos de carga com suprimentos, ações humanitárias e profissionais autorizados também podem entrar no Brasil. Segundo Moro, a decisão foi avaliada com cuidado pelo governo por causa de exceções, como a questão das cidades gemêas, que são dividas entre os países. A fronteira brasileira com a Venezuala segue fechada por uma decisão anterior.

 

Questionado sobre quais medidas imediatas o Ministério da Justiça e Segurança Pública está tomando, Moro respondeu que uma portaria vai ampliar a restrição de entrada de estrangeiros por via aérea no Brasil para todas as nações. Antes, o governo trabalhava com uma lista de páises mais afetados pela pandemia e que se encaixavam nessa condição. Segundo o ministro, a portaria foi elaborada em conjunto com outros ministérios, já foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro e deve ser publicada ainda nesta sexta-feira.  

 

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)