(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Manchas já atingiram 939 localidades


postado em 14/12/2019 04:00

O número de localidades atingidas por óleo continua aumentando e chegou a 939, segundo balanço divulgado na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Praias, mangues, rios e áreas de proteção ambiental de ao menos 129 municípios de todos os nove estados do Nordeste, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto. O Ibama chegou a divulgar na quarta-feira, o número de 997 localidades atingidas, mas voltou atrás no dia seguinte e atribuiu a mudança a um erro ao contabilizar como “óleo não observado” pontos que “nunca tiveram toque de óleo”.

O balanço também indica que 17 localidades ainda estão com manchas de óleo (isto é, mais de 10% de contaminação), outras 493 têm fragmentos da substância e 429 são consideradas "limpas". Entre os locais ainda com óleo, mais de 30 ficam na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com cerca de 120 quilômetros de praias e mangues. O óleo está distribuído da seguinte forma: Maranhão (24 localidades), Piauí (9), Ceará (4), Rio Grande do Norte (12), Paraíba (4), Pernambuco (21), Alagoas (77), Sergipe (62), Bahia (222), Espírito Santo (72) e Rio de Janeiro (3).

Em relação à fauna, ao menos 158 animais oleados foram identificados pelo Ibama. Os dados se referem especialmente a tartarugas marinhas (104) e aves (39). Nas redes sociais, a Fundação Mamíferos Aquáticos chegou a compartilhar imagens da recuperação de uma ave oleada encontrada em Maragogi (AL).  Na Praia do Janga, em Paulista (PE), a reportagem chegou a encontrar algumas dezenas de peixes mortos junto a uma grande mancha em outubro. Além disso, o material já foi encontrado em regiões de corais. Pesquisadores apontam que o petróleo também foi encontrado no organismo de animais diversos, como mariscos e peixes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)