(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praia dos Carneiros, em Pernambuco, é atingida por manchas de óleo

Região é uma das mais procuradas pelos turistas. Centenas de voluntários estão envolvidos para a limpeza da orla. Donos de restaurantes fecharam as portas para reforçar o trabalho de remoção com seus funcionários


postado em 18/10/2019 09:53 / atualizado em 18/10/2019 13:31


As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco.  A praia é uma das mais procuradas pelo turistas. Na manhã desta sexta-feira (18), uma força-tarefa formada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marinha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ibama sobrevoa a região para monitorar o avanço do material.
Moradores, turistas, pescadores e equipes de órgãos do governo estão em mutirão para retirar o óleo das praias (foto: Reprodução/Instagram)
Moradores, turistas, pescadores e equipes de órgãos do governo estão em mutirão para retirar o óleo das praias (foto: Reprodução/Instagram)

Três vestígios do combustível foram encontrados na praia de São José da Coroa Grande, nessa quinta-feira (17). Foram coletados 1,2 mil litros de óleo em alto mar, com a ajuda de helicópteros e embarcações. A corrente marítima e o vento facilitaram o avanço dos fragmentos para outras localidades.

A mancha de aproximadamente um metro de diâmetro apareceu próximo à foz do Rio Una. Por isso, estão sendo feitas barreiras de contenção nos estuários dos rios Persununga e Maracaípe.
Moradores, turistas, pescadores e equipes de órgãos do governo estão em mutirão para retirar o óleo das praias desde às 5h desta sexta, quando as manchas chegaram. Com o avanço do combustível, o risco de atingir a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que vai do litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas, aumenta.

Manchas de óleo se espalham pelo litoral pernambucano (foto: Reprodução/Instagram)
Manchas de óleo se espalham pelo litoral pernambucano (foto: Reprodução/Instagram)

Carneiros foi a localidade mais afetada. A Praia da Boca também foi atingida e os primeiros vestígios começaram a aparecer por volta das 10h. Centenas de voluntários estão envolvidos para a limpeza da orla. Donos de restaurantes fecharam as portas para reforçar o trabalho de remoção com seus funcionários. Voluntários utilizam boias, cabos, embarcações, sacos plásticos, tratores e caminhões na mobilização.

Um posto de monitoramento aéreo foi montado em Carneiros e outro no farol do Forte de Tamandaré. Há uma semana foi criado um gabinete de crise para monitorar a chegada do produto. "Ainda é cedo para mensurar a quantidade de óleo, mas já limpamos cerca de 25 toneladas do material. Os arrecifes estão sendo monitorados e o Parque Ecológico também, porque é uma das regiões que corre o risco de ser atingida. A prefeitura está empenhada para que as praias fiquem limpas o mais rápido possível", comentou o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker.

A partir desta sexta, uma Sala de Situação será instituída no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, para monitorar as manchas. Desde o aparecimento do óleo no litoral do Nordeste, 19 localidades foram atingidas em Pernambuco, de acordo com o IBAMA. As reuniões compõe representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que atuam no caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)