Publicidade

Estado de Minas SUSTO NA MATA

Equipe do Ibama é alvo de tiros durante operação no Pará

Fato ocorreu quando agentes do instituto fiscalizavam área de garimpo perto de terra indígena, acompanhados por grupo da Polícia Federal e da Força Nacional


postado em 31/08/2019 14:32 / atualizado em 31/08/2019 15:11

(foto: Ibama/Divulgação)
(foto: Ibama/Divulgação)

Enquanto promovia uma operação de fiscalização em região de garimpo nas proximidades da terra indígena Ituna/Itatá, no Pará, na tarde dessa sexta-feira (30), uma equipe do Ibama foi alvo de tiros.

Os representantes do instituto eram acompanhados por grupo da Polícia Federal e da Força Nacional. Os disparos foram identificados como partindo da mata ao redor. A Polícia Federal respondeu e, apesar do susto, ninguém ficou ferido. Para as autoridades, o objetivo dos criminosos seria intimidar as ações no local o que, entretanto, ainda segundo os policiais, não impediu o prosseguimento normal dos trabalhos.

A equipe composta por quatro fiscais do Ibama, oito policiais federais e quatro agentes da Força Nacional averiguava uma zona de degradação ambiental e acabou revelando um garimpo ilegal no perímetro da terra indígena.

O grupo localizou uma escavadeira grande, máquinas e bombas utilizadas na atividade, além de equipamentos menores, que acabaram sendo destruídos no momento da operação.

No cair da tarde, a equipe foi surpreendida por tiros vindos da mata e os policiais reagiram. No instante em que a equipe chegou, não encontrou mais pessoas trabalhando no acampamento, já que, conforme as autoridades, há um modo de comunicação para alertar sobre a chegada da fiscalização. Ninguém foi preso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade