(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dom Walmor defende em publicação a preservação da Amazônia

Presidente da CNBB levantou questões como a a importância da participação de todos na missão de proteger a floresta


postado em 23/08/2019 17:55 / atualizado em 23/08/2019 19:48

Dom Walmor pede preservação e proteção da floresta amazônica(foto: Alexandre Guzanshe/EM)
Dom Walmor pede preservação e proteção da floresta amazônica (foto: Alexandre Guzanshe/EM)
Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se pronunciou, na tarde desta sexta-feira, em defesa da preservação de toda a região amazônica. O bispo levantou questões como a responsabilidade dos brasileiros em assumir a missão de proteger a floresta.

“Levante a voz para esclarecer, indicar e agir diferente, superar os descompassos vindos de uma prolongada e equivocada intervenção humano, em que predomina a cultura do descarte e a mentalidade extrativista” declarou. O arcebispo completou: “É hora de falar, escolher e agir com a responsabilidade para que todos assumam a missão de proteger a Amazônia, o meio ambiente, os povos tradicionais, os indígenas, de quem somos irmãos e próximos”.

Dom Walmor ainda garantiu que “sem assumir esse compromisso, todos sofrerão com perdas irreparáveis”.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto deste ano, as queimadas aumentaram 83% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa o maior número registrado nos últimos sete anos, com 73.843 pontos de incêndios. “Absurdos incêndios e outras criminosas depredações requerem agora posicionamentos adequados e providências urgentes”, garantiu Dom Walmor.

No Brasil, os protestos em defesa da Amazônia estão programadas para sexta-feira, em São Paulo e Rio de Janeiro. Os maiores públicos são esperados nestas cidades e em Belo Horizonte e Manaus, durante o fim de semana.

“O meio ambiente precisa ser tratado nos parâmetros da economia integral, em sintonia com o seguimento do papa Francisco em sua carta encíclica Laudato si' (de 24 de maio de 2015), sobre o cuidado com a casa comum” disse o presidente da CNBB. “O sínodo dos bispos sobre a Amazônia, em outubro próximos, em sintonia com a convocação do papa Francisco, é um sinal de esperança e fonte de indicações importantes no dever de preservar a vida a partir do meio ambiente”, concluiu o arcebispo.

*A estagiária está sob a supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)