(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAL

Polícia do Rio apreende metralhadora .50, maior arma já confiscada no estado

Arma usado pelo Exército Amaricano, que dispara até 600 tiros por minuto, estava sendo negociada por R$ 200 mil


20/09/2018 12:50 - atualizado 20/09/2018 18:45
438

(foto: Paulo Toscano/Polícia Civil )

A Polícia Civil do Rio apreendeu nesta quinta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, uma metralhadora antiaérea norte-americana Browning ponto 50. A arma é capaz de furar a blindagem de carro-forte e aeronaves e mede 1,68 metro e pesa 38 quilos. Ela dispara de 400 a 600 tiros por minuto, tendo uma precisão que alcança 1,5 quilômetro (km). 

Na ação, dois homens que estavam com a arma foram presos. Essa metralhadora estava na favela da Rocinha, Zona Sul do Rio, há alguns meses e estava sendo negociada por R$ 200 mil para traficantes da comunidade Fallet Fogueteiro, no Rio Comprido, Região Central da cidade.

De acordo com o delegado Delmir Gouveia, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, responsável pela apreensão, outras metralhadoras calibre ponto 50 já foram apreendidas no Rio, mas essa é a primeira vez que uma arma dessa marca, de guerra, usada pelo Exército norte-americano, foi encontrada com o crime organizado.

O policial informou que os agentes vinham monitorando a arma que estava na favela da Rocinha há alguns meses. Segundo ele, o crime organizado sofre uma baixa com a perda dessa metralhadora. “A apreensão dessa arma significa uma baixa em razão do emprego que ela proporciona. Essa arma seria usada numa ação criminosa de vulto fora do Rio de Janeiro e a apreensão vai inibir essa ação criminosa, que é objeto da investigação, que nós estamos mantendo em sigilo. É uma baixa significativa de perda de poderio para eles”, disse o delegado Delmir Gouveia.

Poderio da arma

O calibre do armamento bélico é o mesmo usado na emboscada que resultou na morte do traficante brasileiro Jorge Rafaat Toumani, conhecido como Rei da Fronteira, em julho de 2016. O criminoso foi morto na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil. Ele estava em um carro blindado que não resistiu à potência do tiro.

A metralhadora Browning ponto 50 é utilizada como arma antiaérea, terrestre e, também, naval.  A preferência por essa arma baseia-se na sua versatilidade em combate, por causa da configuração de sua munição, que pode ser perfurante, explosiva, traçante (munição que contém uma pequena quantidade de fósforo que se incendeia durante o disparo com o objetivo de direcionar e iluminar o alvo. É usada para localizar o inimigo durante um ataque), incendiária e perfurante contra blindagem. Esse tipo de arma, com pequenas atualizações, continua sendo usada pelas Forças Armadas norte-americanas.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)