(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Homem de 31 anos sofre ataque cardíaco e morre durante teste físico da PMDF

Leonardo da Silva Oliveira tinha "saúde de touro", de acordo com familiares. Caso ainda não tem posição oficial da corporação


postado em 20/09/2018 10:00 / atualizado em 20/09/2018 10:08

Leonardo gostava de praticar esportes e nunca havia apresentado problemas de saúde, segundo a família(foto: (foto: Reprodução/Facebook))
Leonardo gostava de praticar esportes e nunca havia apresentado problemas de saúde, segundo a família (foto: (foto: Reprodução/Facebook))
Leonardo da Silva Oliveira faleceu devido a um ataque cardíaco durante o Teste de Aptidão Física (TAF) da Policial Militar do Distrito Federal (PMDF), no Sesi de Taguatinga. O homem de 31 anos passou na prova escrita e realizava a prova física na tarde da última quarta-feira (19/9), quando passou mal e foi atendido já no local. Segundo familiares, Leonardo foi levado para o Hospital Santa Marta, em Taguatinga, mas não resistiu.

Seu primo, Paulo Alves Sa, disse que o jovem nunca havia reclamado de nenhum tipo de problema de saúde: "Nunca, nunca mesmo. Ele fazia academia, pulava de paraquedas, jogava bola, tinha uma saúde de touro". Paulo também contou ao Correio que Leonardo estava muito feliz por ter chegado ao TAF, porque ser policial militar era seu sonho de infância.

Em contato com a PM, a corporação informou que enviará uma nota oficial sobre o caso posteriormente, e que quem responde pela aplicação do exame é a Banca Examinadora do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). O instituto informou que ainda não tem uma posição sobre o caso. 
 
Minutos finais

Durante o teste, muitos familiares acompanham os candidatos para dar força. Raimunda Nonata, de 50 anos, acompanhava seu filho, que realizava o TAF junto a Leonardo, e viu tudo acontecer. "Ele estava fazendo a corrida e já era a última volta, quando começou a ir caindo. De repente ele caiu no chão e a mãe dele começou a gritar. Então o socorrista chegou, levaram para perto da ambulância e fizeram massagem cardíaca durante uns 15 minutos".
 
A mãe de um dos participantes no TAF, que não quis se identificar, chamou de desumano as atividades realizadas. “Eu acho um absurdo e uma humilhação colocar eles para praticarem tantas atividades nesse sol quente. Ontem não estava tão quente, mas na semana passada eles realizaram atividades com 12% de umidade”, desabafa.
 
Como funciona

O Teste de Aptidão Física é eliminatório e descarta candidatos que não atingirem os resultados necessários durante as etapas. Para estar apto, o concorrente deve passar por quatro exercícios, um teste em barra fixa, um teste de flexão abdominal, uma corrida de 12 minutos e uma prova de natação de 50 metros, a única que acontece em data diferente, dias depois dos outros três. 
 
Leonardo teve a parada respiratória nos últimos momentos da corrida, que é realizada em uma pista de atletismo. Um dos candidatos, Lucas Carvalho, de 19 anos, explicou a prova: "Nela a gente tem 12 minutos para percorrer 2 quilômetros e 400 metros. Ela é a última do dia e só chega lá quem não foi eliminado nas duas primeiras. Mas precisa ter um atestado médico para estar apto ao TAF, que é um atestado diferente do normal, específico para esse teste". 
 
Uma das hipóteses da parada cardíaca comentada entre outros candidatos seria a possível utilização de suplementos de cafeína, que, combinados com a adrenalina, pode trazer complicações cardíacas. Mas ainda não se sabe se Leonardo usou algum suplemento antes da prova. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)