Publicidade

Estado de Minas

Terremoto na Bolívia é sentido em Minas, Brasília, SP, PR e no Rio Grande do Sul

Tremor é reflexo de terremoto de magnitude 6,7 registrado na Bolívia


postado em 02/04/2018 10:52 / atualizado em 02/04/2018 13:29

Prédio no Setor de Indústrias Gráficas é esvaziado por precaução(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Prédio no Setor de Indústrias Gráficas é esvaziado por precaução (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Moradores de Brasília sentiram um tremor de terra na manhã desta segunda-feira (2), por volta das 10h40. Prédios foram evacuados em diferentes áreas da capital, como o Setor Bancário Sul, o Setor Comercial Sul e o Setor de Indústrias Gráficas. Servidores de órgãos públicos como a Infraero e o ICMBio disseram que foram ordenados a deixar as sedes por medida de precaução. Não há informação sobre feridos na capital.

Leia também sobre a repercussão do terremoto da Bolívia em Belo Horizonte, Araxá e Uberlândia. Na capital mineira, um prédio foi vistoriado pelos bombeiros após relatos de tremor na estrutura

Tremores foram sentidos também em  São Paulo, na manhã desta segunda-feira. Bombeiros foram chamados em várias partes da cidade por conta da ocorrência. A terra também tremeu no interior de São Paulo e em estados do Sul do País.

O tremor seria reflexo de um terremoto de magnitude 6,7 na Escala Richter que atingiu a região de Carandayti, na Bolívia, na manhã desta segunda, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), responsável pelo serviço geológico no Brasil, foi consultada pela reportagem, mas ainda não deu retorno.


A jornalista Carolina Moura, que trabalha em uma empresa de clipping na Quadra 2 do Setor Bancário Sul, em Brasília, conta que teve uma sensação de "tontura" no momento do tremor. "Achei que estava tonta e fiquei me segurando. Avisei a uma colega que estava passando mal e ela respondeu que estava se sentindo mal também". Ela afirma que o tremor durou apenas alguns segundos, o suficiente para deixar as cerca de 10 pessoas que trabalham no local assustadas. No entanto, ninguém precisou deixar o prédio.
 
Um homem que não quis se identificar e que trabalha no Setor Comercial Sul contou ao Correio que toda a Quadra 6 sentiu o tremor. "Tremeu tudo! Os recepcionistas nos ajudaram a esvaziar o prédio e estamos todos do lado de fora esperando a Defesa Civil. Sensação muito ruim. Aconteceu tudo muito derrepente”, relatou.

Reflexo de terremoto na Bolívia


O tremor sentido em Brasília é um reflexo de um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter que atingiu a Bolívia, segundo o observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB). No país vizinho, houve alerta de tsunami. "Tremor na Bolívia 6.7 magnitude, foi sentido em Brasília. Profundidade de 548", informou o observatório em sua página oficial no Facebook.


 
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também confirmou que foi acionada e precisou deslocar equipes para alguns locais. A corporação tem informações de ao menos dois prédios esvaziados, mas pelos relatos, a medida foi adotada em mais locais.

Nas redes sociais, moradores de cidades como São Paulo e Maringá (PR) também relataram ter sentido a terra mexer devido ao terremoto na Bolívia.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade