(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

LGBTs são ignorados nas estatísticas oficiais de crimes de ódio

Sem estatísticas oficiais, ONGs tentam, por conta própria, contabilizar agressões por motivos homofóbicos


postado em 19/11/2017 16:33

Na esfera governamental, o Ministério dos Direitos Humanos utiliza o Disque 100 para receber denúncias de agressões contra diferentes grupos de vítimas(foto: AFP)
Na esfera governamental, o Ministério dos Direitos Humanos utiliza o Disque 100 para receber denúncias de agressões contra diferentes grupos de vítimas (foto: AFP)
As perseguições e agressões atingem, principalmente, a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). Na falta de estatísticas governamentais sobre crimes de ódio, grupos ativistas fazem seus próprios levantamentos. Segundo o Grupo Gay da Bahia, o número de assassinatos relacionados à homofobia no Brasil tem aumentado significativamente: de 2000 a 2016, saltou de 130 para 343 casos. Em 2017, já são 320, e a maioria dos registros foram em São Paulo (42), em Minas Gerais (38) e na Bahia (29).

“A completa ausência de dados acerca da população LGBT dificulta não só a implementação de políticas públicas, como tem contribuído para a invisibilidade das violações e violências contra essas pessoas”, critica Simmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABLGBT) e ex-coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 

Na esfera governamental, o Ministério dos Direitos Humanos utiliza o Disque 100 para receber denúncias de agressões contra diferentes grupos de vítimas, incluindo a população LGBT. Com relação a esse público, foram 10.757 registros de 2011 a 2016.

Segundo Renata Castro, advogada brasileira especializada em imigração e atuante nos EUA, muitos representantes da população LGBT, oriundos de diferentes continentes, buscam asilo em terras americanas pelo fato de a sociedade local respeitar as liberdades individuais.

“Aqui, nos Estados Unidos, o individual sobrepõe o coletivo, e a Constituição, por exemplo, proíbe o Estado de agir contra as liberdades individuais. Muito diferente do Brasil, onde é grande a influência da religião no Estado e na política, com reflexos na formação da sociedade”, avalia ela, citando, como consequência, os ataques à comunidade LGBT, a terreiros de religiões de matriz africana e a seus frequentadores. 

Já a advogada americana Carmen Arce afirma que, cada vez mais, o Brasil é visto nos Estados Unidos como um país intolerante em relação à homossexualidade. “Porque existe muita violência e discriminação contra esse grupo”, ressalta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)