(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulheres continuam protestos em frente aos batalhões neste domingo no Espírito Santo

Grande Vitória amanheceu com esquema especial de circulação de ônibus. Coletivos começaram a circular às 7h


postado em 12/02/2017 07:36 / atualizado em 12/02/2017 08:02

Mulheres dos policiais militares continuam protestos, neste domingo, em frente aos batalhões da Grande Vitória. Embora cerca de 66 homens tenham retornado ao patrulhamento no sábado, parte da corporação permanece aquartelada. Uma ata assinada para um possível acordo entre policiais militares e bombeiros previa a volta ao trabalho às 7h de sábado, o que não aconteceu, de imediato. Pela manhã, na sede da Polícia Militar, em Vitória, houve uma tentativa de negociação para saída.

Neste domingo, a Grande Vitória amanhceceu com esquema especial de circulação de ônibus, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES). Com isso, os coletivos começaram a circular às 7h e serão recolhidos a partir das 17h.

Representantes das mulheres afirmar que agora buscam o diálogo aberto com o governador do Estado, Paulo Hartung, que volta de licença médica na próxima semana. Os quarteis ainda continuam com seus portões ocupados pelo movimento de mulheres e familiares de PMs, o que acontece há oito dias, e a maioria da tropa ainda está aquartelada. No total, a PM é formada por cerca de 10 mil homens no Espírito Santo.

O presidente do sindicato, Edson Bastos, disse que ficou satisfeito com a presença de militares do Exército e das Forças Armadas pelas ruas da região metropolitana e frisou que os trabalhadores se sentiram muito mais seguros. "Gostaria de parabenizar o Exército pelo trabalho feito neste sábado e esperamos que ele se repita no domingo. Se a situação permanecer tranquila, pretendemos aumentar o número de viagens, a quantidade de bairros atendidos e o tempo de circulação dos ônibus, já na segunda-feira", afirmou Edson Bastos.

A Polícia Militar do Espírito Santo informou que 600 agentes atenderam ao chamado do comandante-geral da corporação neste sábado, coronel Nylton Rodrigues, e se apresentaram ao trabalho nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeiro. A PM também informou que, por volta das 21h deste sábado, 70 policiais eram retirados de helicóptero do Quartel do Comando-Geral, em Maruípe, na região central de Vitória. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esses PMs queriam voltar ao trabalho e estavam impedidos de sair pelo movimento das mulheres.

Às 16h, na capital capixaba, um grupo de PMs se apresentou na Praça Oito, na região central, e outro na Rodoviária de Vitória, no bairro Ilha do Príncipe. Alguns estão fazendo o policiamento em viaturas e outros a pé. Policiais de diferentes batalhões apresentaram-se diretamente nos locais determinados pela corporação sem passar pelos quartéis para evitar o bloqueio feito na entrada dos batalhões pelo movimento de mulheres acampadas há oito dias em protesto por melhores salários. A maior parte dos policiais que estão retornando são oficiais e praças que estavam de férias e de folga e que estão sendo acionados.

No fim do dia, a PM também utilizou helicópteros para retirar 70 policiais que estavam no Quartel Central e supostamente não conseguiam voltar ao trabalho por causa do movimento. Por volta das 18h, pelo menos 50 PMs à paisana se reuniram na Praça Oito, no centro de Vitória. Suas fardas estavam nos batalhões, que continuavam cercados por mulheres de policiais, e eles aguardavam as ordens do comando. Os homens que tinham uniforme em casa saíram direto para as ruas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)